Requalificação Urbana: Bairro Urlândia

Requalificação Urbana: Bairro Urlândia

Junto à BR-287, na zona sul do município de Santa Maria-RS, está localizado o bairro Urlândia. O bairro é predominantemente residencial e, como todo bairro, vem se desenvolvendo gradativamente com o passar do tempo. No ano de 2017, um empreendimento se instalou no bairro. O Shopping Praça Nova chega com a proposta de levar mais dinamismo para a região, com diversas opções de lazer, compras e gastronomia.
Com a instalação do shopping e as obras de duplicação das rodovias que passam pelo bairro, a paisagem da região e do bairro vem se transformando. Somando essas mudanças a um projeto de requalificação no bairro, pode ocorrer um fenômeno chamado Gentrificação.
Gentrificação é o enobrecimento de uma região, onde pessoas mais vulneráveis perdem espaço em uma comunidade quando outras pessoas com mais poder aquisitivo são atraídas para lá. Assim, a paisagem e dinâmica do local mudam até que se tornam bem diferentes daquela inicial.
O bairro possui um território extenso, com poucas opções de lazer no local, possuindo apenas dois campos que a população usa para jogos e eventos locais. Não existem opções de lazer, a não ser o shopping que, por mais que esteja localizado no bairro, o acesso dos moradores não é fácil, já que a única forma de chegar até lá é por meio da BR-287, que por sua vez não possui passeio ou iluminação adequada, dificultando o acesso por pedestres. Existem também áreas irregulares, onde moradores moram às margens dos arroios Cadena e Cancela.
Com o estudo feito no bairro, podemos observar que o principal problema são as barreiras que existem no local: a BR que separa o bairro da cidade e os arroios que cortam o bairro, formando diversas ruas sem saídas e becos. Dessa forma, o projeto de requalificação urbana do bairro busca Conectar.
O programa de necessidade gira em torno de três palavras chaves: REGULARIZAR, QUALIFICAR E DIVERSIFICAR.
Regularizar engloba: a regularização de áreas ocupadas de forma irregular; realocação de moradores que vivem em loteamentos irregulares que apresentam riscos ambientais e aos moradores e novos parcelamentos destinados a eles; organização do tráfego interno do bairro e um novo regime urbanístico que dentre outras medidas, limita as alturas máximas no bairro, evitando a especulação imobiliária.
Qualificar engloba: arborização e mobiliário urbano, ciclovias, novos acessos ao bairro e ao shopping, proposição de um parque e centro comunitário.
Diversificar engloba: a identificação do bairro por meio de mobiliário, atração de consumidores, espaço para feiras e eventos ao ar livre e áreas de esporte e lazer.
O parque nas margens dos arroios cria áreas verdes de esporte e lazer para a cidade. Essa nova dinâmica e fluxo de pessoas também deve auxiliar na economia local. No parque é proposto um Centro Comunitário que deverá atender a população com área livre para exposições e eventos, oficinas profissionalizantes, coworking, etc.
Com essas medidas, acredita-se que por mais que haja uma mudança na paisagem, os moradores podem se desenvolver junto ao bairro, mantendo e criando raízes.

Parecer do júri

Desenvolvido na escala do bairro, o trabalho traz uma reflexão coerente sobre os impactos de projetos de intervenção urbana para a manutenção da população local. Apresenta boas análises da realidade, conceitos e metodologia, resultando em uma proposta bastante conectada à sustentabilidade ambiental e a adequação do projeto ao contexto sociocultural. Engloba, ainda, desde a leitura na escala urbana ao projeto do mobiliário.

Deixe seu comentário