PRÊMIO IAB RS TURMAS 2021 – CONFIRA COMO FOI:

O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer tem por objetivo valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades e reforçar sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

São agraciados os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de cada semestre letivo, de todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul, com a entrega de um diploma de Menção Honrosa para os autores dos trabalhos durante a cerimônia de colação de grau em sua faculdade de origem.

A etapa final consistiu na reunião de todos os trabalhos que foram destacados em cada faculdade nos semestres 2021/1 e 2021/2 e foram submetidos a uma Comissão Julgadora independente que selecionou o prêmio anual e menções especiais. Também está realizada a exposição dos trabalhos que concorreram nesta fase no Solar do IAB (rua General Canabarro, 363).

A cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer, ocorreu na noite de sábado (19/11) no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Conheça o vencedor e destaques (sem ordem de classificação):

  • O grande vencedor da noite foi Pedro Henrique Marcos com o trabalho intitulado ‘Espaço Indígena Mbyá Guarani’, da UNISINOS.
  • O primeiro destaque foi para Kelen Ávila Dos Santos com o trabalho “A Linha Fria do Horizonte: Uma Experiência Entre o Ambiente Natural e o Construído”.
  • O segundo destaque foi para Vinicius Rodrigues Paz com o trabalho ‘Fazenda Urbana: Uma Proposta para o Quarto Distrito de Porto Alegre’.
  • O terceiro destaque foi para Stephane Steinhorst de Lima com o trabalho ‘Do Não-Lugar ao Lugar | Estudo de Caso: Baixio do Viaduto da Conceição’.
  • O quarto destaque foi para Caroline Oss Emer com o trabalho ‘Centro Assistencial João Nery – Introdução e Transformação Trans’.
  • O quinto destaque foi para Thomas Zorn Arnold com o trabalho ‘Traço Água: Estação Hidroviária de Passageiros + Instituto de Pesquisa da Água’.
  • O sexto destaque foi para Rennan Victor Schnorr com o trabalho ‘Santuário Animal – Proposta de um Santuário para Animais de Fazenda na Cidade de Erechim/RS’.
  • O sétimo e último destaque foi para Vitor de Oliveira Prates com o trabalho ‘Antigualhas: Reminiscências da Rua Comendador Coruja’.

O vencedor do Prêmio IAB RS – turmas 2021 Pedro Henrique Marcos.

Pedro Henrique Marcos autor do trabalho intitulado ‘Espaço Indígena Mbyá Guarani’, da UNISINOS.

Rafael Passos, presidente do IAB RS e Pedro Henrique Marcos.

Pedro Henrique Marcos e sua orientadora de TCC Patrícia Nerbas.

Kelen Ávila Dos Santos autora do trabalho “A Linha Fria do Horizonte: Uma Experiência Entre o Ambiente Natural e o Construído”.

Vinicius Rodrigues Paz, autor do trabalho ‘Fazenda Urbana: Uma Proposta para o Quarto Distrito de Porto Alegre’.

Stephane Steinhorst de Lima com o trabalho ‘Do Não-Lugar ao Lugar | Estudo de Caso: Baixio do Viaduto da Conceição’.

Caroline Oss Emer com o trabalho ‘Centro Assistencial João Nery – Introdução e Transformação Trans’.

Fotos: @caursoficial

 

JÚRI PRÊMIO IAB RS – TURMAS 2021

O IAB RS compôs uma Comissão Julgadora, formada por três arquitetos com reconhecida atuação profissional, para avaliar os trabalhos que receberam Menção Honrosa nos semestres de 2021/1 e 2021/2, para que um destes recebesse o Prêmio anual.

Este ano, o júri é composto pela arquiteta e urbanista Laura Rios, do Estar Urbano – Ateliê de Arquitetura e Urbanismo e professora da Universidade de Fortaleza; pelo arquiteto e urbanista Bruno de Albuquerque Ferreira Lima, do O Norte – Oficina de Criação e professor da Universidade Federal de Pernambuco; e pela arquiteta e urbanista Bianca Jo, da KS.AA. Arquitetura Multipotencial e professora da Universidade Paulista e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bianca Jo Silva

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (2014), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da UNICAMP (2017) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (2021). Professora Adjunta na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (UNIP) desde 2018 e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie desde 2022. Atualmente pesquisa os processos de projetos de arquitetura e urbanismo sob a perspectiva decolonial, envolvendo revisões historiográficas e a elaboração de cartografias como documentos de pesquisa e instrumentos de projeto. Atuou em diversos escritórios de arquitetura e urbanismo em São Paulo, dentre eles junto ao Prof. Dr. Paulo Bruna na revisão do projeto do Teatro Cultura Artística. Atualmente é coordenadora de projetos na KS.AA, atuando principalmente com desenvolvimento de projetos escolares – educação infantil e fundamental.

Bruno de Albuquerque Ferreira Lima

É Arquiteto e Urbanista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (1997) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE). Atua como professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE desde 2015. É sócio do O Norte – Oficina de Criação, um centro de produção de projetos urbanos, arquitetura, design, artes visuais e vídeo. Foi premiado na categoria Obras Executadas com o projeto da Residência Derby no 6º Prêmio Jovens Arquitetos (2004), promovido pelo IAB/SP e Museu da Casa Brasileira. Participou da representação do Brasil (Exposição Juntos) na 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza (2016), com o projeto da Escola Novo Mangue (Recife/PE). Colabora com o AtelierVivo, coletivo que desenvolve projetos de extensão pautadas em experiências de pedagogia do canteiro.

Laura Rios

Atuante no mercado da arquitetura desde 2005, tem se dedicado a desenvolver projetos de impacto social com princípios sustentáveis. Em 2013, idealizou junto a sua sócia o Estar Urbano, um projeto que nasceu dentro do seu ateliê para aprofundar pesquisas em experimentações em intervenções urbanas na cidade, tendo como premissa o conceito de urbanismo caminhável, o urbanismo tático e o conceito de acupuntura urbana difundida por Jaime Lerner. Desde então diversas intervenções inovadoras para espaços públicos da cidade foram amplamente difundidas, como parklets, ruas compartilhadas, praças itinerantes, pocket praças, micro oásis urbanos, hortas urbanas, fachadas ativas e vagas vivas, sendo pioneira no estado do Ceará nesse tipo de atuação no mercado de arquitetura e urbanismo.
E desde 2018, tem se dedicado a criação de um negócio de impacto social positivo, o Divercidade, desenvolvendo uma tecnologia social de desenvolvimento territorial através da habitação. Hoje também atua como professora e curadora do curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Projetos Sustentáveis da Universidade de Fortaleza.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO PRÊMIO turmas 2021

O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer tem por objetivo valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades e reforçar sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

São agraciados os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de cada semestre letivo, de todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul, com a entrega de um diploma de Menção Honrosa para os autores dos trabalhos durante a cerimônia de colação de grau em sua faculdade de origem.

A etapa final que ocorre neste momento consiste na reunião de todos os trabalhos que foram destacados em cada faculdade nos semestres 2021/1 e 2021/2 e serão submetidos a uma Comissão Julgadora independente que seleciona o prêmio anual e menções especiais. Também será realizada uma exposição dos trabalhos que concorreram nesta fase.

PRÊMIO IAB RS NAS REDES

No dia 21 de outubro o IAB RS transmitiu na sua página no Instagram @iab.rs a Live “TCCs – um olhar sobre o Prêmio IAB RS” com a participação da arquiteta e urbanista Fernanda Manfro, que conquistou o primeiro lugar da edição 2018. Ela ficará gravada no feed do IGTV para quem quiser assistir posteriormente.

O evento foi um bate-papo sobre TCCs, experiências e o Prêmio IABRS, que levou Fernanda à idealização de projetos, entre eles o Quebrando a Banca. A condução foi do arquiteto e urbanista Bruno Paz, coordenador do Prêmio José Albano Volkmer.

SAIBA MAIS:
A arquiteta Fernanda Manfro também foi indicada ao Prêmio Ópera Prima de 2019. Ela ainda tem formação em direito e é cofundadora e sócia do Quebrando a Banca, além de ser arquiteta no escritório Smart – Arquitetura para a vida contemporânea, em Porto Alegre.

O PRÊMIO IAB RS ESTÁ DE CARA NOVA!

Juntamente com a nova identidade visual do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) o Prêmio se renovou. O projeto foi realizado pela Outubro Design Visual.

EM BREVE INICIA A ETAPA FINAL DO PRÊMIO IAB RS

A etapa final do Prêmio IAB RS 2021 inicia em breve, nessa próxima edição serão considerados os Trabalhos de Conclusão de Curso que receberam Menção Honrosa nas formaturas das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul nos semestres de 2020/1 e 2020/2. Em virtude da pandemia de Covid-19 o calendário de algumas faculdades tiveram atrasos na conclusão dos semestres. Assim que lançado o Regulamento, ele será divulgados pelas redes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), bem como e-mails para os alunos agraciados e suas coordenações de curso. Após o lançamento de Regulamento haverá a etapa de cadastro dos trabalhos na plataforma do Prêmio.

 

 

 

Dia do Arquiteto ? Prêmio IAB RS José Albano Volkmer

No dia 16 de dezembro de 2020, às 19 horas, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove a cerimônia de entrega do Prêmio IAB RS José Albano Volkmer e comemora o Dia do Arquiteto. Atendendo medidas de prevenção à Covid-19, o evento será online e com transmissão ao vivo pela fanpage do IAB no Facebook.

Na ocasião, serão revelados o vencedor e os destaques. Os concorrentes são arquitetos gaúchos recém-formados que no ano passado receberam em suas faculdades a Menção Honrosa pelo melhor trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo.

Participaram do júri desta edição as arquitetas Claudia Fávaro (Mãos – Arquitetura.Terra.Território), Camila Thiesen (Metropolitanos Arquitetos) e Luiza Dias (Arquitetas Invisíveis).

 

AGORA EM 2020 FOI INICIADA A ETAPA FINAL QUE COMPREENDE OS SEMESTRES DE 2019/1 E 2019/2

O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer tem por objetivo valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades e reforçar sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

São agraciados os melhores Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de cada semestre letivo, de todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul, com a entrega de um diploma de Menção Honrosa para os autores dos trabalhos durante a cerimônia de colação de grau em sua faculdade de origem.

A etapa final consiste na reunião de todos os trabalhos que foram destacados em cada turma de cada faculdade e realização de uma exposição para a seleção e premiação dos melhores trabalhos. Ou seja, cada uma das faculdades participa com os melhores trabalhos de TCC, do primeiro e segundo semestres, de um grande prêmio anual. Todos estes trabalhos são submetidos a uma Comissão Julgadora independente que seleciona o prêmio anual e menções especiais.

Acesse em nossa página o Regulamento para a etapa final que compreende os trabalhos escolhidos nos semestres de 2019/1 e 2019/2.

EM 2019 ACONTECEU A PREMIAÇÃO REFERENTE AOS SEMESTRES DE 2018/1 E 2018/2

No dia 07 de dezembro de 2019, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) realizou a entrega do Prêmio José Albano Volkmer, voltado a arquitetos gaúchos recém-formados que receberam em suas faculdades a Menção Honrosa pelo melhor trabalho de conclusão de curso em 2018.

     A grande vencedora desta edição do prêmio foi a Arquiteta e Urbanista Fernanda Manfro Lima, da PUC/RS

Dentre os 54 projetos participantes da etapa final do Prêmio, o vencedor desta edição foi o trabalho ‘Renascer antigo Hotel Carraro: revitalização de imóveis antigos com potencial para o mercado imobiliário em Porto Alegre’, da arquiteta Fernanda Manfro Lima, orientado pelo professor Paulo Cesa Filho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), que buscou demonstrar que é viável financeiramente utilizar comercialmente uma edificação já existente e, ao mesmo tempo, manter o valor histórico e cultural desse prédio.

Além do vencedor, a cerimônia, que ocorreu na sede do IAB RS, também premiou o projeto destaque, concedido ao trabalho ‘Escola autônoma Mbyá-guarani do Município de Maquiné’, do arquiteto Francisco Lange, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os prêmios de 2º e 3º destaques foram concedidos, respectivamente, aos trabalhos ‘Sesc Inconfidência de Canoas’, do arquiteto Yuri Carneiro, da Unisinos; e ‘Fissura urbana, habitações sociais mínimas e lote residuais na área central de Porto Alegre’, da arquiteta Ingrid Chaves Santana, da UniRitter.

Destaque para Arquiteta e Urbanista Ingrid Chaves Santana, da UniRitter.

Destaque: Arquiteto e Urbanista Yuri Carneiro, da Unisinos

Destaque: Arquiteto e Urbanista Francisco Lange, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Após as cerimônias de premiação e de posse da nova diretoria, também ocorreu a inauguração de uma exposição pública com os mais de 50 projetos inscritos no prêmio, cujo nome homenageia José Albano Volkmer, três vezes presidente do IAB RS e docente de diversas faculdades de arquitetura e urbanismo, e, na sequência, o show da banda Tribo Trio.

PROJETO VENCEDOR

O trabalho vencedor buscou incorporar traços contemporâneos ao antigo Hotel Carraro, localizado na esquina da Av. Otávio Rocha com a Rua Doutor Flores, no Centro Histórico da Capital, e que atualmente abriga a loja de departamento Riachuelo. No projeto, Fernanda resgatou detalhes arquitetônicos da edificação e usos originais do edifício e adicionou novas possibilidades ao espaço, como salas comerciais e apartamentos para aluguel por sites e aplicativos, por exemplo. Ainda, a arquiteta buscou recuperar a relação histórica do edifício com a Praça Otávio Rocha.

“Toda a relação de conceito do meu trabalho foi nesse sentido de demonstrar o peso do papel cultural sobre ele e, a partir disso, fazer um resgate dessa história entre o edifício e a Praça. Ele é um imóvel muito importante para aquela região, quando alguém pensa na Praça Otávio Rocha, logo vê que ele faz todo o plano de fundo da praça, como uma paisagem, mas ele foi totalmente descaracterizado ao longo dos anos e, inclusive, está totalmente cego, porque não tem mais janelas”, explica Fernanda.

Com isso, o projeto incorpora ao térreo do edifício elementos para “levar a Praça para dentro do edifício” e a presença de galerias e lojas comerciais. No segundo andar, o trabalho prevê um espaço de coworking e café. Nos andares superiores, a arquiteta propõe recuperar a história e estrutura do edifício que já foi um hotel, com apartamentos para aluguel no sistema Airbnb e, do quarto andar em diante, sugere uma área residencial. “É como se fosse um empreendimento imobiliário, mas em uma pré-existência histórica”, afirma Fernanda.

Segundo a arquiteta, a escolha por englobar um olhar mais contemporâneo surgiu no momento em que ela, juntamente com seu orientador, decidiu tornar o projeto um empreendimento imobiliário. “Se a gente não consegue muitas vezes fazer uma abordagem pela cultura e pelo valor da edificação, então podemos conseguir demonstrar que também é viável financeiramente manter um edifício assim, porque utilizamos toda estrutura de paredes, vigas e lajes para pensar o edifício, então, tu já parte de uma área construída muito maior do que se fosse construir em cima de um novo plano”.

Para o presidente do IAB RS, Rafael Passos, o trabalho vencedor é importante para que seja possível compreender que existe uma cidade pronta e com identidade em Porto Alegre que possui grande potencial financeiro. “Quase todas as grandes cidades brasileiras têm um número de imóveis vazios quase tão grande, às vezes maior, que o número do déficit habitacional brasileiro. No momento em que os recursos são cada vez mais escassos, precisamos ter um novo olhar que não é tão voltado para o crescimento desordenado da cidade e para promover novas edificações, como se isso fosse uma solução de desenvolvimento econômico, mas sim de valorização do seu patrimônio construído e de recuperação desse patrimônio construído”.

Passos também ressalta que todo edifício construído, seja ele tombado ou não, possui um capital acumulado ali, que precisa ser revertido para a população. Segundo o presidente, quando as edificações estão vazias ou ociosas, elas possuem um capital que está gerando um passivo dentro da cidade para a administração pública e também para o setor privado.

Fernanda acredita que a premiação não foi apenas para seu trabalho, mas também “para um novo olhar mais gentil, sensível e contemporâneo para o patrimônio”. “Fico feliz pelo patrimônio, porque estamos vivendo tempos em que muitas vezes

“A ideia do meu projeto é que o mercado imobiliário possa também olhar para essas edificações que já existem, que possuem boa arquitetura, e revitalizá-las, porque olhar para o passado também é olhar para o futuro e zelar pela arquitetura do passado. E nós, como arquitetos, temos que construir a boa arquitetura do amanhã, mas também temos que advogar pela arquitetura do passado e pelos arquitetos que estiveram aqui e fizeram a sua parte muito bem feita e não estão mais aqui para cuidar disso”, complementou a arquiteta.

Texto: Annie Castro/Sul21. Fotos: Giulia Cassol/Sul21

O JULGAMENTO

Os trabalhos que receberam Menção Honrosa nos semestres de 2018/1 e 2018/2 foram avaliados por uma comissão julgadora nos dias 29 e 30 de novembro de 2019. A banca foi composta pela arquiteta Gabriela de Matos, pelo arquiteto Paulo Bicca e pelo arquiteto Rafael Passos, presidente do IAB RS em substituição ao terceiro jurado que ficou impossibilitado de comparecer no julgamento.