O PRÊMIO

O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer tem por objetivo valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades e reforçar sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

A premiação consiste em etapas semestrais, em cada faculdade, e a etapa final reunindo os trabalhos mencionados, que resultam em uma premiação, uma exposição e a publicação de todos os trabalhos apresentados e premiados na plataforma digital projetada especialmente para essa finalidade.

Na primeira etapa são agraciados os melhores Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de cada semestre letivo, de todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul. A escolha dos estudantes indicados a Menção Honrosa é de responsabilidade da faculdade, o IAB RS não interfere na decisão.

Tradicionalmente, nos seus mais de 20 anos, a premiação era para o melhor trabalho de cada turma, porém a partir de 2018/2 houve uma alteração no formato, passando para a escolha dos 3 (três) melhores trabalhos considerados pela banca avaliadora de cada semestre de seu respectivo curso, sem necessidade de ordem classificatória, sendo os critérios de avaliação responsabilidade de cada curso. Essa modificação teve por objetivo reconhecer as diferentes abordagens, considerando sempre haver um alto nível de trabalhos na extensa amplitude de temas que envolvem a Arquitetura e o Urbanismo.

ETAPA SEMESTRAL

Realizada com cada uma das turmas de formandos de cada curso de arquitetura e urbanismo do estado (cerca de 30) e seleciona os três melhores Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC – de cada turma. Esta seleção é realizada pelos professores coordenadores das disciplinas de TCC que indicam os melhores trabalhos dentre os formandos desta turma. Os estudantes autores destes trabalhos recebem um diploma de menção honrosa e o direito de participar da seleção anual. Este diploma de menção honrosa é entregue no ato de colação de grau e integra o protocolo da cerimônia de formatura das turmas com a presença de representante do IAB RS.

ETAPA FINAL

A etapa final consiste na reunião de todos os trabalhos que foram destacados em cada turma de cada faculdade e realização de uma exposição para a seleção e premiação dos melhores trabalhos. Ou seja, cada uma das faculdades participa com os melhores trabalhos de TCC, do primeiro e segundo semestres, de um grande prêmio anual. Todos estes trabalhos são submetidos a uma Comissão Julgadora independente que seleciona o prêmio anual e menções especiais.

CERIMÔNIA

No ano seguinte aos semestres acontece a premiação dos trabalhos escolhidos pelo júri, a cerimônia do Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer prevê a entrega de um troféu, obra de arte encomendada a algum artista plástico gaúcho para o melhor trabalho do ano de 2020 entre todos os trabalhos participantes. Além da obra, haverão placas de homenagem para os destaques, para o professor orientador do trabalho vencedor e também para a escola de origem do trabalho. Todos trabalhos que receberam Menção Honrosa e foram inscritos para a Etapa Final serão publicados na plataforma do Prêmio para consulta.