Parque Linear Casa do Povo

Parque Linear Casa do Povo
Vacaria, localizada no Rio Grande do Sul, abriga uma edificação de grande relevância, porém pouco valorizada, em seu município – a Casa do Povo. Esta é uma obra que, desde 2008, passou a integrar a lista de bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul – IPHAE.
A Casa do Povo, também conhecida como Centro Cultural Marcos Palombini, localiza-se na rua Borges de Medeiros, 1987, a aproximadamente 500m da praça Daltro Filho, principal praça da cidade, onde em frente se localizam a prefeitura municipal e a Catedral Nossa Senhora da Oliveira. A obra é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, desenvolvida em 1985. O projeto está inserido em um terreno com cerca de 10.000m², e possui cerca de 3.600m². Atualmente, a Casa abriga a biblioteca pública municipal e o museu municipal, além de esporadicamente acontecerem eventos culturais de músicas, danças e cinema.
Apesar de possuir um uso relevante, ao olharmos seu entorno, nota-se a desvalorização que a edificação possui dentro da cidade. Ela encontra-se situada ao lado do presídio municipal, o que gera sensação de insegurança para o local, e conta com a presença de edificações que ocuparam irregularmente seu terreno.
Ademais, Vacaria carece de espaços públicos abertos de qualidade. Apesar de existirem pequenos parques e praças na cidade, a grande maioria encontra-se em mau estado de conservação e não apresenta usos diversificados.
A proposta do Parque Linear Casa do Povo visa qualificar o espaço público aberto, tomando como partido a região de abrangência da linha férrea, com o objetivo de promover a vitalidade urbana na área e valorizar o bem patrimonial, integrando-o com seu entorno, uma vez que, atualmente, não possui relevância devido ao contexto o qual está inserido. O projeto conectar-se com a cidade através da sua organização em grelha, com módulos baseados nos quarteirões do seu entorno, e traz consigo o traçado orgânico presente na Casa do Povo, buscando gerar identidade e conexão com a edificação.
O parque conta com diversos espaços de lazer ativo, como pistas de caminhadas, quadras de esportes, pistas de skate e espaços multiusos, bem como espaços de respiro e descanso, além de pontos de apoio e comércios. As atividades presentes foram definidas após o levantamento das atividades e qualidades dos espaços abertos presentes na cidade, para que o novo parque atenda de forma satisfatória as necessidades dos moradores.
O projeto abrange a escala macro, visando criar uma continuidade e unidade no espaço público aberto se estendendo paralelo às ruas Presidente Kennedy e Júlio de Castilhos e possui um enfoque maior na região próxima a Casa do Povo. Devido sua grande extensão, cerca de 3km, o parque atende diversos bairros e se conecta indiretamente com a região central da cidade.

Parecer do júri

O trabalho se destaca pela excelente fundamentação, análises, estudo de viabilidade econômica e ambiental. Demonstra domínio da complexidade de uma proposta para uma grande área, sobretudo na proposição de realocações de infraestruturas existentes, devidamente embasadas em aspectos de legislação vigente, como no caso da realocação do presídio.

Deixe seu comentário