PAGANINI – Hospedagem e Lazer

Atualmente a Região Uva e Vinho, no qual a cidade de Cotiporã está situada, compreende com uma crescente demanda turística, através de empreendimentos do tipo restaurantes, jardins, cervejarias e vinícolas, além da grande procura de hospedagens, principalmente em pequenas cidades interioranas.

Cotiporã faz parte de uma rota turística, chamada Termas e Longevidade, onde compreende cinco municípios vizinhos: Cotiporã, Fagundes Varela, Veranópolis, Nova Prata e Protásio Alves. Estas possuem pontos turísticos interessantes perante a natureza, gastronomia, história e cultura. O município também faz divisa com a cidade de Bento Gonçalves que hoje é um grande polo regional turístico.

A cidade em que a proposta foi inserida possui aproximadamente 4.000 mil (quatro mil) habitantes e destaca-se principalmente pelas suas paisagens naturais, cultura e história. Atualmente o município consta com o crescimento de empreendimentos turísticos e com uma demanda gradativa de visitantes. Em contraponto, há uma carência de equipamentos de hospedagem e lazer.

Além disso, no momento presente o município possui edificações de valor patrimonial, que cabe aqui ressaltar que não há lei de tombamento para nenhum desses edifícios, que correm risco de serem demolidos pela falta de amparo legal. Para intervenção da proposta, será feita a revitalização de um dos primeiros empreendimentos da cidade, construído por meados do ano de 1906. A antiga Cooperativa de Laticínios hoje encontra-se abandonada e de tal forma sendo em partes utilizada, visto que sua história está próxima ao esquecimento e sua construção deteriorada.

Contudo, a proposta deste presente trabalho é um projeto que atenda a demanda de hospedagem na cidade e a restauração da antiga Cooperativa e seu conjunto histórico, resguardando sua identidade e memória, e também recebendo transformações significativas com propostas que sejam compatíveis com as características das edificações, trazendo assim novos espaços de lazer local e turístico.

Com intuito de aprimorar este estudo, foi-se essencial aprofundar o conhecimento através da fundamentação teórica a conceituação de memória e identidade, relacionadas ao patrimônio cultural e industrial, o aprimoramento dos critérios de valorização de uma edificação e as ações que salvaguardam a proteção dos bens patrimoniais, e também pesquisa sobre normas de hotelaria.

Para melhor compreensão da área de inserção do trabalho, foi fundamental abordar os aspectos referentes à caracterização de Cotiporã, pertinentes ao contexto geográfico e a história do crescimento da cidade juntamente com as grandes indústrias que ajudaram em seu desenvolvimento, analisou-se também as normativas, os aspectos naturais, o estudo do entorno imediato e referenciais de implantação.

Que fundamentado a isso, norteou-se as diretrizes projetuais e conseguiu-se alcançar a um programa que contém dois setores. Um deles apresenta uma área destinada ao centro gastronômico e lazer público e o outro designado ao setor de hospedagem.

Deixe seu comentário