O ESPAÇO DO CONTRATURNO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL COMUNITÁRIO: A PROPOSTA DO CDC ESTAÇÃO DOS VENTOS

A proposição arquitetônica e paisagística tem como objetivo oferecer um novo espaço para o Centro de Desenvolvimento Comunitário – CDC Estação dos Ventos uma entidade assistencial que atende crianças de 2 à 13 anos no contraturno escolar com atividades como percussão, capoeira e reforço escolar. Além disso, atua com a promoção de eventos comunitários e beneficentes, faz a distribuição de refeições gratuitas regularmente e visa oferecer cursos de capacitação profissional.
A comunidade está situada em uma área caracterizada por ter sido uma apropriação de terras na proximidade do Rio Vacacaí Mirim e faixa de domínio da malha ferroviária. A localidade que marca a divisa com o Km 3, atualmente encontra-se regularizada no Bairro Presidente João Goulart em Santa Maria RS.
O lote de intervenção tem 3.400,27 m², e foi escolhido em função da proximidade com a localização atual do CDC Estação dos Ventos. É um terreno de esquina que tem uma de suas faces fechada em função da divisa com os lotes residenciais, além disso, teve um curso d’água que o cruzava canalizado e hoje encontra-se também na divisa que dá para os lotes residenciais.
O público alvo da intervenção é o usuário direto do ambiente institucional: Funcionários, professores, outros agentes educadores, os alunos que frequentam o CDC Estação dos Ventos e toda a comunidade do local.
As diretrizes projetuais da edificação:
• Tornar o espaço da escola uma centralidade para a comunidade que possa ser apropriada, também, para lazer e recreação;
• Manter a relação já estabelecida entre a comunidade e o CDC Estação dos Ventos;
• Reforçar e melhorar a relação da comunidade com a linha ferroviária e o entorno do Vacacaí Mirim, respeitando os limites legais e ambientais.
• Propor diferentes ambientações e permitir a permeabilidade para o local a partir de espaços abertos e semiabertos (cobertura), espaços de livre acesso e outros privativos que deixem a escola segura e ao mesmo tempo em que a conecta com a comunidade.
• Fortalecer a autonomia dos sujeitos por meio de espaços flexíveis que possam ser arranjados em diferentes composições como individual, de duplas ou pequenos agrupamentos;
• Utilizar estratégias como a personalização dos ambientes para reforçar o senso de pertencimento e identidade da comunidade;
O lote foi trabalhado de modo que o antigo curso d’água (que fluía de Oeste para Leste no lote) serviu como um guia na concepção do projeto que buscou valorizar o eixo por meio de uma grande cobertura. A composição formal dos espaços buscou respeitar a pureza dos círculos e linhas retas que foram dispostos de variadas formas proporcionando diferentes sensações e usos.
O pavimento térreo da edificação tem acesso por portas que podem ter abertura de 100% transformando o espaço coberto em um grande ponto de encontro da comunidade.
O segundo pavimento é composto pelas salas de múltiplos usos, possui circulações largas o suficiente para configurar ambientes de permanência como as antessalas.
O equipamento educacional e assistencial almeja funcionar como um elemento qualificador do espaço urbano que dará suporte, complementará e continuará o processo de desenvolvimento e transformação social já iniciado pela atuação do CDC Estação dos Ventos na comunidade.

Deixe seu comentário