MANA: CLÍNICA DE SAÚDE INTEGRADA
No cenário pós-pandêmico, cresce o interesse por tratamentos integrativos que promovem bem-estar físico, mental e espiritual. Nesse contexto, a arquitetura tem papel essencial na criação de espaços que atendam de forma holística às necessidades dos pacientes, de modo a harmonizar todas as áreas da vida dos indivíduos.
Nesse sentido, o projeto aborda a criação de uma Clínica de Saúde Integrada na cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, uma vez que se percebe o grande potencial da cidade para tornar-se um polo de saúde, dada a sua robusta infraestrutura hospitalar, que conta com centros médicos de alta complexidade, como o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Hospital Regional de Santa Maria, Hospital São Francisco de Assis, além de unidades básicas de saúde. A ideia é complementar essa estrutura com um ambiente focado na promoção da saúde e na prevenção de doenças, através da medicina integrativa.
A edificação arquitetônica foi projetada de modo que sua implantação seja em dois lotes que, remembrados, forneçam uma área de 1309,65m². Os lotes estão localizados ao lado do Hospital São Francisco de Asis, em uma região da cidade que apresenta uma crescente significativa no aspecto da saúde. Ainda assim, o remembramento dos dois lotes, bem como a demolição das edificações neles existente, para a viabilização da construção da clínica, justifica-se a partir do fato de que não são casas que possuem valores históricos e arquitetônicos reconhecidos pelos respectivos órgãos governamentais responsáveis. Com base no conceito de saúde integrativa, o projeto busca equilibrar corpo, mente e espírito com ambientes que estimulam cura e reflexão.
Quanto à arquitetura, a edificação conta com entrada de luz natural por meio da fachada cinética e de um átrio central, além de possuir elementos biofílicos e integração com a natureza. Ademais, o atendimento e o fluxo da edificação serão divididos em dois eixos: saúde tradicional (com especialidades como psicologia, psiquiatria, endocrinologia, fisioterapia, nutrologia, neurologia e pediatria) localizado no segundo pavimento e as PICS: práticas integrativas e complementares (Reiki, Yoga, Acupuntura, entre outros), no terceiro pavimento, garantindo abordagens individualizadas e completas.
A MANA será acessível a diversos públicos e trabalhará com planos de saúde como UNIMED, IPE e CAUZZO, atendendo todos os públicos, desde crianças, até idosos. Assim, a clínica contará com quatro tipos de investidores: imobiliário (valoriza o ambiente), de saúde (promove excelência clínica), de tecnologias (garante inovação e eficiência) e médico (fornece orientações especializadas). Cada investidor contribuirá de acordo com suas capacidades nas diferentes etapas do projeto para que o espaço seja viabilizado.
Portanto, o projeto apresenta-se como uma solução arquitetônica inovadora e complementar ao sistema de saúde tradicional, com foco na promoção do bem-estar e da qualidade de vida, além de fomentar a construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada.
![](/wp-content/themes/iab-premio-rs/dist/images/1x1.trans.gif)
![](/wp-content/themes/iab-premio-rs/dist/images/1x1.trans.gif)
![](/wp-content/themes/iab-premio-rs/dist/images/1x1.trans.gif)
Deixe seu comentário