Ecovila da Serra – Uma nova forma de produção, consumo e moradia.

Ecovila é um modelo de assentamento sustentável composto
por uma comunidade que trabalha de forma colaborativa, integrada
e em harmonia com a natureza. As ecovilas possuem
funções ligadas a recursos naturais para moradia, sustento,
produção local, socialização, lazer, consumo. É considerada como uma das práticas mais eficazes para a preservação do planeta.
Após a Revolução Industrial, houve um crescimento exponencial de produção e consumo de riquezas materiais, consequentemente, houve também um aumento das diferenças sociais, da degradação do meio ambiente e a perda do senso coletivo e comunitário. Torna-se claro que as escolhas e o estilo de vida adotado por grande parte dos seres humanos são decisões racionais de viver com conforto e fácil acesso ao trabalho e comércio, através de automóveis, alterando todo o ambiente construído. A humanidade está pagando o preço de suas escolhas através da saúde individual, noção geral de bem-estar e felicidade.
Por se tratar de um projeto de escala urbanística, é necessária a implementação e compreensão da sustentabilidade aplicada em uma comunidade de cunho urbano. O urbanismo sustentável representa a mudança que está ocorrendo na postura das gerações relativa a como os assentamentos humanos são projetados e empreendidos.
O número de habitantes ou população ideal de uma ecovila, para que a comunidade viva de forma sustentável e exista democracia e relações pessoais entre moradores, deve ser compreendido entre 50 a 1000 pessoas. Sob a perspectiva de que as comunidades não devem ser muito grandes, para que todos tenham voz, e nem pequena ao ponto de inviabilizar a sustentabilidade, a proposta para a Ecovila da Serra consiste em planejar uma comunidade sustentável destinada a comportar aproximadamente 40 famílias de forma sustentável e integrada com a natureza. A comunidade trabalhará com cotas de pertencimento da ecovila com o intuito de não corroborar com o sistema de exploração imobiliária.
Uma ecovila completa é aquela que possui todas as funções básicas de moradia e existência – residência, fornecimento de alimentos, manufatura, lazer, vida social e comércio – estão presentes de forma proporcional e equilibrada com a comunidade. Isso não significa que as ecovilas tenham que funcionar de forma totalmente autônoma ou implantar um isolamento das cidades e regiões circundantes. Como ideal, uma ecovila deve gerar empregos aos moradores dentro das atividades necessárias para a conservação e manutenção do local, ao mesmo tempo que deve permitir a opção de os moradores exercerem trabalhos fora da comunidade. A comunidade da Ecovila da Serra não será apartada da convivência com cidades vizinhas e entorno, tanto no âmbito urbano quanto no rural, apresentando uma nova forma de viver e morar, também participando na cidade e repensando práticas relacionadas ao meio ambiente. O projeto da Ecovila da Serra conta com hospedagem e recepção de pessoas, moradia, centro comunitário, cozinha coletiva, ambientes de produção e distribuição, horta coletiva, setor de venda e comercialização de excedentes. A partir disso, esse trabalho trata de temas relativos à sustentabilidade, agroecologia e estratégias bioclimáticas, além de apresentar um estudo mais aprofundado nessa nova forma de moradia, produção e consumo.

Deixe seu comentário