Centro Cultural Rheingantz: Requalificação do Complexo Industrial da antiga Fábrica Rheingantz – Rio Grande/RS

CENTRO CULTURAL RHEINGANTZ:
Requalificação do Complexo Industrial da antiga Fábrica Rheingantz – Rio Grande/Rs
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como proposta a criação do Centro Cultural Rheingantz, através da requalificação do antigo Complexo Industrial da antiga Fábrica Rheingantz, em Rio Grande/RS. Ela com a produção de matéria-prima e confecções têxteis, tornou-se uma das principais fontes de desenvolvimento econômico, social e cultural para a cidade e região, entre o fim do século XIX e início do século XX. Neste sentido, a criação de um centro que congregue espaços para a realização de variadas manifestações artísticas, para a educação, para o intercâmbio de conhecimentos, para o trabalho e para o lazer, possibilitará que a comunidade rio-grandina devolva a vida a um de seus exemplares arquitetônicos mais emblemáticos.
Fundada em 1873, a Rheingantz marcou o início da industrialização da cidade e foi a primeira indústria de fiação e tecelagem de lã do brasil. Empregou, além da população masculina, um número expressivo de mulheres e menores de idade de ambos gêneros. Após sua falência na década de 1990, abandono e degradação, o complexo foi tombado em 2012 pelo IPHAE-RS, junto a construções importantes na atuação comercial e social da antiga Fábrica, como: a estação ferroviária de rio grande, a escola e a creche para os funcionários e seus filhos, as moradias dos operários e dos mestres, e do hotel de trânsito que possuía um cassino como atividade recreativa.
O Centro Cultural Rheingantz é para toda comunidade rio-grandina, mas visa a inserção das pessoas que moram nos bairros periféricos, bem como nas casas da antiga Vila operária, que existem no entorno imediato, através de atividades educacionais e laborais que contribuirão no funcionamento e na transformação local. Ademais, busca atrair interesse turístico, visto que a antiga fábrica é o único Complexo Fabril do Estado que ainda possui a maior parte de suas características originais preservadas.
A criação de um centro cultural na cidade se faz necessária pela falta de um espaço de cultura ativo na cidade. Existem sim, variados espaços fomentadores da cultura na cidade, mas estes se dedicam apenas a práticas museológicas ou são espaços que, atualmente, não estão abertos à comunidade em geral.
O conceito do projeto está baseado no respeito ao patrimônio, no protagonismo da comunidade local e no resgate dos princípios originais da Fábrica Rheingantz: trabalho, educação e bem estar da comunidade. Busca integrar gerações promovendo o diálogo entre crianças, jovens, adultos e idosos, resgatando memórias os tempos passados, visando uma vivência no presente com mais sabedoria e na melhoria de vida das gerações futuras. Isso vai de encontro aos três verbos que conceituam um centro cultural de acordo com Milanesi (1997): informar, discutir e criar. O projeto visa criar espaços acolhedores e inclusivos, incentivando o convívio plural e sem segregações, com foco no bem-estar social e na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Deixe seu comentário