CASA – Centro de Amparo e Saúde Animal

CASA – Centro de Amparo e Saúde Animal
O projeto CASA – Centro de Amparo e Saúde Animal tem como propósito um ambiente específico e ao mesmo tempo diferenciado para o tratamento, acolhimento e ressocialização de animais em situação de abandono. Com sítio na Zona Sul da cidade de Porto Alegre/RS, o local conta com uma vasta área de implantação, com equipamentos médico-veterinários, hospedagem para os animais e uso do público em geral. Junto à proposta de implantação da edificação, também há o fito de preservação e usufruto de uma APP (área de preservação permanente) que hoje se encontra em péssimo estado de preservação.
Na área edificada, o projeto foi disposto em três blocos criados a partir de uma malha 5mx5m e 5mx2,5m e interligados por uma cobertura ora coberta, ora vazada, que segue a mesma modulação das edificações. A materialidade escolhida para a estrutura foi a metálica, com perfis I em pintura branca e aparentes entre as vedações para marcar o ritmo dos módulos resultante da malha estruturadora. Toda a estrutura foi elevada do solo de modo a intervir o mínimo possível no solo existente. As vedações, por sua vez, foram compostas de: chapa metálica perfurada, telha metálica com isolamento termoacústico, esquadrias de alumínio e parede vegetada.
O programa conta com uma clínica veterinária composta de todos os ambientes necessários para procedimentos cirúrgicos de pequenos e grandes complexidades, salas de exames especializados e área administrativa. Todos os fluxos foram dispostos de forma a respeitar as diretrizes da RDC 50 (Resolução que determina as normas para estabelecimentos de assistência à saúde funcionarem com segurança) e Resolução 1275/2019 (estabelece condições para o funcionamento em locais médico-veterinários).
O bloco comercial conta com um bar café e uma agropecuária, abertos ao público em geral; uma sala multiuso e uma área aberta/coberta, para eventos relacionados ao Centro.
O bloco do abrigo dispõe de uma estrutura para acolhimento de animais recém-chegados ao Centro, assim como baias para que os visitantes possam conhecer os animais aptos à adoção. Sua extensão se configura com canis individuais, em baias projetadas de forma a garantir maior conforto aos animais e facilidade na manutenção das mesmas.
Junto à APP, uma ponte suspensa foi disposta de maneira a criar uma trilha sob o arroio existente no lote, para que os visitantes possam vislumbrar uma trilha elevada entre as águas do arroio, flora e fauna.
Além do cuidado em cumprir as questões técnicas e sanitárias, o Centro foi concebido principalmente com o ideal do bem-estar animal, premissa que se materializou com o uso de cores, vegetações e áreas abertas. A partir do estudo do espectro de cores percebidas por cães e gatos, foram analisados os significados de cada uma na cromoterapia e os benefícios que as mesmas trariam aos animais. As aplicações consideraram, dessa forma, a finalidade de cada edificação e as sensações esperadas em cada ambiente: relaxamento, conforto e bem-estar.

Deixe seu comentário