Águas da Serra – Centro Terapêutico Termal

ÁGUAS DA SERRA – CENTRO TERAPÊUTICO TERMAL
Em tempos de confinamento durante a pandemia do Covid-19 fomos obrigados a parar e mudar nossa rotina. A humanidade se viu em um momento histórico inimaginável. Medo, sofrimento, perda, angústia, solidão… De repente tudo mudou, tudo parou, e o desacelerar repentino de uma rotina agitada nos gerou reflexões e questionamentos sobre o nosso modo de vida e nossas prioridades.
“…eis que aqui estou,
oprimida
entre paredões de pedra basáltica
tão altos, tão robustos
tão gélidos ao toque
por eles ecoam sons de água e vento
arrepiando minha pele
a cada passo…”
Sobressaindo-se como uma grande rocha que emerge do solo em meio a um refúgio natural na Serra Gaúcha, o Centro Terapêutico Termal torna-se parte da paisagem de Nova Petrópolis. Próximo de Caxias do Sul, Gramado e Porto Alegre, o projeto possui localização de fácil acesso pela RS-235 que passa no meio da cidade. Atualmente a economia de Nova Petrópolis gira em torno do turismo e a maioria da população é idosa ou aposentada, composta por habitantes nascidos na cidade ou que a escolheram pela qualidade de vida. O projeto tem como objetivo utilizar uma área ociosa da cidade, onde foi comprovada a existência de água termal, a fim de impulsionar turismo e economia local bem como utilizar o espaço em benefício dos moradores. A área de projeto situa-se em um bairro residencial, nos limites da zona urbana, com desnível de 100 metros e 6,9 hectares.
A composição volumétrica é consequência do desnível do terreno. Foram implantados 3 edifícios (recepção, saúde e bem-estar) seguindo as curvas de nível com pavimentos escalonados e imponentes planos verticais, demarcando o acesso do edifício que estende-se ao estacionamento. Para conectar os edifícios, fez-se uso de planos horizontais, destacando os pavimentos. A volumetria dos chalés são prismas individuais baseados em chalés contemporâneos.
A água e vegetação são elementos de destaque do projeto, portanto, a materialidade do edifício não poderia ser outra se não vernacular. Estruturado em concreto armado, o Centro recebe acabamentos em pedra basáltica regular e concreto aparente e o gabião direciona e demarca a recepção desde o estacionamento. Os chalés destacam-se em meio a vegetação pela madeira carbonizada que é contrastada pelo interior revestido com madeira natural.
Idealizado como um refúgio de relaxamento e cuidado da saúde física e mental, o Centro Terapêutico Termal objetiva despertar a reconexão com o corpo e a essência das pessoas através de experiências sensoriais naturais, onde os usuários sintam-se livres em meio ao refúgio da vegetação ao mesmo tempo que desfrutam dos cuidados com sua saúde e bem-estar.
“…a escada helicoidal
chega ao fim
e no lugar
um enorme terraço emerge
de repente
flutuo junto as copas
a luz do sol irradia
sobre as folhas
exaltando sua beleza
liberando sua energia
cálido ao toque
ao fundo
a paisagem
segue acompanhando-me
sinto-me livre
sinto-me leve
sinto-me em paz…”

Deixe seu comentário