O VIVA! PARQUE EXPORTIVO VIAMÃO é projeto de um parque urbano de lazer com foco no esporte. Desenvolvido para suprir uma carência e necessidade dos moradores da cidade de Viamão. Pois estes não dispõem de espaço gratuito qualificado que atenda a pluralidade da população, que de modo geral, é de baixa renda. A prática de atividades físicas regulares é um fator chave de prevenção de doenças graves, como as cardiovasculares, diabetes tipo 2 e vários tipos de cânceres. Beneficia também a saúde mental, diminuindo sintomas de ansiedade, depressão entre outros.
É de conhecimento do poder público da cidade a necessidade da construção deste tipo de espaço. Foi feito um concurso para um complexo esportivo. Entretanto, o local escolhido para a construção, é próximo da zona rural, em um bairro de baixa densidade habitacional e de difícil acesso para a população que necessita de transporte público.
O VIVA é projetado em uma área de 91.627m² no centro da cidade, bairro de maior circulação, mais democrático e de fácil acesso. Hoje, no local funciona uma empresa de ônibus, que está para deixar esse espaço. Os proprietários do terreno pretendem construir um shopping na área.
O local escolhido possui características compatíveis e favoráveis à implementação do parque. Possui grande declividade, o que proporciona uma excelente incidência de sol, luz natural e ventos favoráveis, além de permitir a criação de excelentes visuais para dentro e fora do parque. É distribuído em dois grandes platôs e uma parte mais inclinada, onde fica uma grande área verde de mata nativa.
A testada, ao sul, possui 175,22m, fica dentro do setor do centro histórico. Duas nascentes localizam-se próximas aos limites do terreno, originando 2 córregos, que se unem na grande área verde ao fundo.
O parque é desenvolvido em gradiente, da parte mais urbanizada na entrada principal, a porção de maior contato com a natureza. O estacionamento fica junto à testada, proporcionado um espaço de fácil acesso, propício a feiras comunitárias, limitando o espaço dos veículos, que não adentram ao parque.
Os caminhos possuem dimensões e tratamento de piso de maneira hierárquica, são um misto de linhas retas e orgânicas, vencem a topografia proporcionando a descoberta do parque por diferentes perspectivas, explorando as visuais, principalmente através da passarela.
A vegetação aproxima o usuário da natureza. Conforme se adentra ao parque, árvores frutíferas convidam à degustação, atraindo os pássaros, que além da presença, trazem trilha sonora ao parque. Grandes árvores caducas fazem sombra no verão e permitem sol durante o inverno. Nos caminhos a floração propicia diferentes sensações, dependendo do caminho escolhido. O amarelo dos ipês traz alegria, e o roxo dos jacarandás introspecção.
A generosa arquibancada permite a contemplação de grande parte do parque e do por do sol. Uma grande pista de skate em frente à arquibancada pode receber competições.
O principal equipamento do parque é um estádio/ginásio, uma grande e leve estrutura permeável, abre-se para o parque. Em frente, junto mata nativa, ficam as pistas de caminhada, corrida e bicicletas.



Deixe seu comentário