|RE|USINA – Centro de Inovação da Matéria Plástica

|RE|USINA – Centro de Inovação da Matéria Plástica

Estima-se que 8,9 bilhões de toneladas de plástico já foram fabricadas desde o século passado, quando a produção do material em escala industrial teve início. Assim, com um tempo médio de degradação de 200 a 400 anos, é inócua a quantidade de plástico já produzida cuja decomposição tenha ocorrido naturalmente no ambiente. Eis o problema: solucionamos diversos aspectos da vida humana ao aprendermos a produzir um material barato, resistente e versátil, todavia, ainda não fomos capazes de fazê-lo sem ameaçar a nossa própria existência.

O |RE|USINA surge neste contexto como um complexo de experimentação que fomenta um futuro onde o plástico possa assumir status de solução e não mais de ameaça ambiental. Os espaços pensados para o conjunto terão a função principal de atrair a população com práticas educativas, interativas, de empreendedorismo, de produção e de pesquisa em torno do material, principalmente o reutilizado, buscando criar oportunidades para resgatar e elevar o valor incorporado nos rejeitos produzidos pela cidade, e, assim, demonstrar as possibilidades infinitas do plástico.

O complexo será localizado em uma região histórica, que já foi o centro da atividade social e industrial de Porto Alegre, o 4º distrito. Com suas chaminés marcando a paisagem, a região era conhecida por representar a inovação e o progresso da cidade. Atualmente, essa área possui diversos pavilhões, muitos inoperantes, caracterizando situação de abandono.

O projeto será implementado no terreno da antiga Metalúrgica Wallig, fundada em 1904 por Pedro Wallig, e renovada em 1921 sob o projeto do arquiteto Theo Wiederpahn. O terreno fica localizado entre as ruas Voluntários da Pátria, Câncio Gomes e Almirante Barroso, no bairro Floresta.

Entre parar no tempo, considerando qualquer ação de intervenção intrusiva à memória, ou acreditar que, para modernizar, deve-se abolir o passado, devemos buscar o equilíbrio, reconhecendo os ganhos de outros tempos e incorporando novas histórias.

O projeto visa à revitalização de dois pavilhões e um muro que demarcava o acesso ao terreno. Tal diretriz proporciona a recuperação da zona, além de contribuir para o resgate da memória de Porto Alegre.

Da mesma forma em que, originalmente, a fábrica era símbolo da inovação vigente, através da manipulação do ferro – material reutilizável – a proposta atual busca recuperar essa vocação de distrito criativo e produtivo, trazendo o plástico como material sustentável do futuro, refletindo as atuais necessidades da nossa sociedade.

O complexo será formado por um bloco de oficinas, salas de aula e FAB LAB, um bloco de pesquisa, um espaço de coworking e um mercado gastronômico, onde todos funcionarão de forma multidisciplinar, buscando a concepção de ideias transformadoras e conscientes para produzir, consumir e descartar. O centro buscará parcerias com cooperativas da cidade que fornecerão a matéria plástica já processada para utilização no conjunto, promovendo, assim, a articulação da comunidade local com o empreendimento.

O |RE|USINA nasce como um respiro em uma área, hoje, depreciada, resgatando elementos do passado e convidando o bairro a repensar suas possibilidades, as quais apontam para um futuro de transformação, reconexão e sustentabilidade.

Deixe seu comentário