[Re]ssignificar – Complexo Sociocultural de Tratamento de Resíduos Sólidos

[RE]SSIGNIFICAR – COMPLEXO SOCIOCULTURAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Afim de questionar as condições de trabalho perante a reciclagem, o seguinte Trabalho de Conclusão de Curso visa refletir as condições de trabalho perante tal conceito. Afinal, todos defendemos a reciclagem, porém somos apenas os agentes iniciais e finais desse processo, quem são os responsáveis por fazer tal ciclo acontecer? Os catadores e recicladores são mais que indivíduos trabalhando para sobreviver, são agentes de transformação ambiental essenciais às cidades.
O Complexo visa atender as demandas locais perante as unidades de triagem já existentes. Através da Requalificação de Unidades de Triagem ativas e da proposta de inserção de Centros Socioculturais elaborados em módulos nesses terrenos, o projeto objetiva a humanização no processo de reciclagem a partir da melhora na qualidade de vida através da arquitetura nas comunidades. Para a implantação da proposta foi escolhida a UT COOPERTINGA, localizada na Estrada João Antônio Silveira, bairro Restinga em Porto Alegre, capital gaúcha.
A requalificação do Galpão de Reciclagem existente leva em conta as funções desse local, assim como as necessidades estruturais e sanitárias que apresenta atualmente. Ao qualificar os ambientes gerando melhores condições de infraestrutura e organização, estabelecendo uma melhor distribuição de espaços e garantindo uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores locais. O projeto é idealizado visando o conforto ambiental dos espaços, usando da luminosidade natural e condições climáticas locais como base para a reorganização da disposição dos espaços de trabalho.
O projeto de Centro Sociocultural é voltado à consciência ambiental, desenvolvimento cultural, geração de renda e necessidades básicas, além de servir como equipamento de apoio às comunidades. Servindo como meio para modificar os ciclos da reciclagem, a geração de renda é proposta diante o uso de resíduos sólidos como matéria prima para novos produtos, de forma a reinventar o material, garantindo valor à mão de obra do produto, além de devolver o resíduo ao mercado. Todos os ambientes são projetados de formas flexíveis, de modo a atenderem usos cotidianos e efêmeros, sendo moldados de acordo com o uso das necessidades momentâneas.
A criação foi idealizada visando os benefícios sociais, tais como: propiciar a identidade de lugar e de associação aos trabalhadores, auxiliando no sentimento de representatividade e na relação perante a sociedade; promover uma melhora na qualidade de vida através de novas oportunidades, assim como de locais para cuidados físicos e mentais; desenvolver a autoestima e empoderamento através de locais propícios para trabalhos e no reconhecimento da importância de sua função; e criar locais para gastronomia e cultivo de alimentos, tornando um meio importante de apoio a comunidade. Assim como benefícios ambientais, como: fortalecer o conceito de economia circular e logística reversa; dar uso aos resíduos sólidos que não são aproveitados pelo município pela falta de interesse de empresas da região, tornando os resíduos matéria prima para novos produtos. E ainda benefícios econômicos, são esses: ambientes propícios para capacitação da comunidade para geração de renda; idealização de locais de venda e eventos; e geração de espaços de produção.

Deixe seu comentário