REQUALIFICAÇÃO URBANA: UM OLHAR PARA DENTRO

REQUALIFICAÇÃO URBANA: UM OLHAR PARA DENTRO
O tema do trabalho de conclusão foi desenvolvido a partir da compreensão de que requalificar é devolver vida a um espaço considerando as pessoas que o utilizam. Entre os principais pontos pensados para o trabalho destacam-se: as relações e interações humanas enquanto o principal fator para a urbanização, o uso de espaços públicos e a importância de projetar pensando sob a perspectiva de quem irá utilizá-lo.
O bairro Bom Jesus está localizado na zona Leste de Porto Alegre no estado do RS, e é considerado um bairro periférico, que possui questões urbanas a serem melhoradas e resolvidas, como a insegurança e falta de infraestrutura em geral. Muitas de suas vias não possuem passeio público, são ruas estreitas e enfrentam problemas com a falta de manutenção. Diversas famílias vivem em situação de vulnerabilidade às margens do Arroio Mem de Sá, uma das 4 afluentes do Arroio Dilúvio que passam pelo bairro.
Estar inserida no contexto urbano e na problemática da região, e ser estudante de Arquitetura e Urbanismo, me fez olhar para dentro. Literalmente. Ao longo dos anos foi possível acompanhar muitas transformações, como a expansão e valorização da região leste, com novas vias de grandes fluxos que ligam os extremos da cidade, empreendimentos de alto padrão, shoppings e grandes lojas. Mas ao mesmo tempo ver a carência do bairro Bom Jesus, a falta de equipamentos urbanos e de espaços de qualidade pensados para a comunidade, de projetos sociais que possibilitem às pessoas terem seu espaço na sociedade. Estas questões fizeram com que surgisse a vontade e a oportunidade de desenvolver esse trabalho, tanto para ser uma crítica social, quanto para mostrar o potencial de oportunidades e soluções para o bairro.
O trabalho consiste em criar soluções urbanas prevendo melhorias para o bairro Bom Jesus e qualidade de vida para seus moradores através de sete diretrizes urbanísticas, propor uma integração de espaços urbanos através do anteprojeto de um parque urbano e um centro de coleta de resíduos sólidos, visando a qualidade de vida, trabalho e renda para os moradores e para os catadores que frequentam a região.
O terreno foi escolhido estrategicamente pelo seu potencial, pois faz divisa entre os bairros Jardim do Salso, considerado hoje um bairro de médio e alto padrão e o bairro Bom Jesus, mais especificamente a vila Bom Jesus. O local é um exemplo visível de gentrificação e segregação social. A proposta de anteprojeto prevê unir esses dois bairros e proporcionar para a comunidade da Bom Jesus e todos os moradores do entorno, um lugar de lazer e convivência de qualidade.

Deixe seu comentário