REABILITAR, CENTRO DE EQUOTERAPIA

A prática da Equoterapia é uma das terapias que demostra inúmeros benefícios no desenvolvimento biopsicossocial para as pessoas, sejam elas com alguma necessidade especial, física ou psíquica, sendo aliada as terapias tradicionais. Por contribuir de maneira positiva, o projeto visa a implantação de um Centro de Equoterapia localizado na cidade de Flores da Cunha, visto que na região sul o mais próximo se localiza em Caxias do Sul, porém diante da demanda de pacientes e também por questões de deslocamento propôs um outro equipamento que disponha de uma maior infraestrutura e mais especializado. Como diretrizes estabelecidas para a concepção do projeto: a integração dos espaços internos com a natureza, ambientes de recepção para os acompanhantes aguardarem os pacientes finalizarem a terapia, uso da madeira que traz aconchego para os usuários e equinos, obtenção do máximo aproveitamento da luz e ventilação para os ambientes, bem como, métodos para simular o habitat natural dos cavalos em suas baias.
O centro foi dividido em dois blocos, na qual no primeiro situa-se as atividades ligadas aos pacientes e aos fundos o setor administrativo e de serviços. Já no segundo bloco fica localizado o setor de manejo, destinado ao animal. Próximo a ele, ficam dispostas as atividades ligadas ao cavalo, como campo de pastagem e o redondel, além das atividades de equoterapia, o picadeiro coberto e aberto. A organização dos espaços é distribuída de maneira que os setores que recebem maior fluxo de pessoas localizam-se mais próximo do acesso principal e o setor de manejo que necessita de mais privacidade, fica mais distante e separados com arborização para garantir tranquilidade aos equinos. Desta forma o centro possui dois acessos: um de serviço e outro de pacientes.
A estrutura do conjunto apresenta malha estrutural e altura com base em vãos múltiplos do módulo de 1,20×1,20m e como sistema construtivo, pilares e vigas em madeira laminada colada (MLC). Para demarcação das circulações foram utilizados pilares metálicos pretos e no bloco principal, o picadeiro que possui altura diferente utiliza pilares mistos na qual garante leveza a cobertura. As paredes em vedação são em wood frame e na cobertura barrotes de MLC e grelha com fechamento em telha metálica zipada. Com relação ao paisagismo, o zoneamento foi distribuído de modo que os caminhos e as vegetações possuem a finalidade de criar sombreamento, maciços e demarcação de espaços por meio de traços limpos, fluidos e escalonamentos.

Deixe seu comentário