Nova Sede do Museu e Arquivo Histórico de Panambi/RS

O Museu e Arquivo Histórico de Panambi (MAHP) foi fundado no ano de 1968. Hoje ele se encontra dentro do Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt na cidade de Panambi/RS, anexo ao ginásio de esportes e por mais que esteja em um local bastante frequentado pela população que o visita principalmente para aproveitar a natureza e praticar exercícios ao ar livre, passa despercebido pela maioria das pessoas pois não tem muito destaque dentro do parque. Localiza-se em um andar superior e uma escadaria de metal é o único acesso a ele, portanto, não há acessibilidade.
Preocupado com a preservação da história da cidade, repleto de fotos e objetos que marcaram épocas passadas e com uma impressionante coleção de quadros com borboletas o museu não possui espaço suficiente para expor todo o acervo. Também não possui salas específicas para apresentações e explanações multimídia, e quando realiza eventos, um auditório é improvisado e cadeiras são enfileiradas temporariamente no espaço de circulação. Faltam espaços com mesas de estudo para alunos e interessados que buscam alguma informação histórica, já que os ambientes existentes são pequenos principalmente para receber turmas de escola.
Contando com uma valiosa coleção de borboletas, além de elementos importantes da história da cidade de Panambi/RS, o MAHP merece um espaço que faça mais do que apenas resguardar seus objetos e arquivos. O museu precisa de um local que dê destaque aos mais de 50 anos de pesquisa, com espaços maiores para exposição do acervo, um auditório que permita uma explanação melhor por meio de dispositivos de multimídia, ambientes para estudo, e também a experiência de poder entrar em um borboletário e conhecer melhor sobre borboletas e seus habitats.
A presente proposta busca idealizar uma nova sede para o MAHP. O projeto de 5 pavimentos propõe um espaço mais amplo e adequado para o estudo da história local, além de oferecer um ambiente para convivência e contemplação em meio à cidade. O complexo também beneficiaria o comércio local, por aumentar o público frequentando o entorno, o que atinge diretamente a economia da cidade, resultando na valorização dos imóveis próximos.

Deixe seu comentário