Memorial Liberdade: Um espaço em memória à democracia e direitos humanos para Santa Maria – RS

Santa Maria – RS foi, durante o período da ditadura civil-militar brasileira, um polo de grandes embates entre as forças militares presentes na região e a resistência dos trabalhadores da estação férrea que foram alvo de inúmeras perseguições e retaliações devido o poder de organização que as entidades destes trabalhadores exerciam para defender seus direitos e interesses.
A escolha do tema abordado neste projeto parte da necessidade de envolver a população santa-mariense com sua própria história. Evocar através do passado discussões que sejam relevantes para a construção da democracia na contemporaneidade desta sociedade.
De forma conceitual o zoneamento dá-se a partir de uma volumetria que gera “conexões” e “estações”. Três blocos, que setorizados em suas atividades, representam as estações que abrigam os três pilares do projeto: ação de cultura, ação educacional e acervo expositivo sobre democracia e direitos humanos. Os corredores e passarelas que os conectam entre si são os caminhos trilhados e as conexões entre os pilares conceituais.
A principal inspiração parte do entorno da edificação cercado por trilhos que evocam o passado através da memória coletiva e situam os acontecimentos neste local através do tempo.

Deixe seu comentário