Proposta de edificação destinada a abrigar complexo enoturístico familiar na cidade de Doutor Maurício Cardoso/RS. O projeto conta com setor produtivo de vinho no local, gastronomia regional e espaço para eventos, bem como área para venda e exposição dos produtos. Por fim, um local para a preservação da história da família e da imigração italiana, visando promover a valorização do entorno com espaços de lazer e contemplação.
A Luna Vinícola surge da ideia de: a partir de uma família que produziu vinhos por quatro gerações, poder honrar e manter viva a história de seus antepassados imigrantes italianos. Do sobrenome Lunardi, surge o conceito principal para a formulação, desde arquitetônica até produtiva da vinícola: a Lua (Luna em italiano), que é essencial para manutenção da vida no planeta.
Emprestando do conceito da vinicultura biofílica, o manejo das videiras, as colheitas e as etapas produtivas do vinho respeitam as fases lunares. Na arquitetura, o satélite é referenciado através de elementos em seu interior e exterior. Periodicamente os jantares à luz da lua, como também as vindimas noturnas, surgem para os visitantes se conectarem com a essência desse astro e toda a mística envolvida. Ainda no âmbito de serviços, são ofertadas visitações guiadas, degustações, espaço gastronômico além de piqueniques em meio as vinhas. Como elemento que busca rememorar a história da família e suas gerações anteriores é proposto um memorial, além de elementos em pedra criando conexão com o principal material da arquitetura colonial italiana.
O projeto busca valorizar e ressignificar elementos tradicionais e contemporâneos por meio de soluções arquitetônicas que dialoguem com o contexto histórico e paisagístico da região. A proposta revisita o uso da pedra como material construtivo, inspirando-se nas edificações coloniais italianas, utilizando o gabião como recurso para resgatar a essência da pedra, associando tradição e inovação. Estratégias sustentáveis são priorizadas para otimizar a eficiência energética e hídrica, promovendo um equilíbrio entre funcionalidade e respeito ao meio ambiente. São criados espaços voltados à degustação e interação, distribuídos de forma a proporcionar momentos únicos de apreciação e lazer. Soluções em vidro garantem alta permeabilidade visual, integrando o espaço construído às videiras e paisagens circundantes. Além disso, o projeto inclui terraços e áreas para eventos que oferecem experiências imersivas e contemplativas, conectando o público à natureza. Todo o conceito respeita e dialoga com as características naturais e culturais da área, criando harmonia entre o construído e o ambiente, enquanto adota um design racional, com formas racionais que valorizam a eficiência dos espaços.
A escolha do terreno para a implantação do projeto arquitetônico se deu graças ao desnível acentuado do terreno favorece a criação de diferentes níveis, permitindo a setorização de usos diversos e proporcionando vistas privilegiadas para a paisagem, além de beneficiar a plantação de videiras. Historicamente, o sítio, pertencia à família Lunardi, a qual produzia vinho para consumo próprio, além do cultivo de grãos e frutíferas, o que possibilita o resgate e a valorização dessa tradição.
![](/wp-content/themes/iab-premio-rs/dist/images/1x1.trans.gif.pagespeed.ce.2JdGiI2i2V.gif)
![](/wp-content/themes/iab-premio-rs/dist/images/1x1.trans.gif.pagespeed.ce.2JdGiI2i2V.gif)
![](/wp-content/themes/iab-premio-rs/dist/images/1x1.trans.gif.pagespeed.ce.2JdGiI2i2V.gif)
Deixe seu comentário