Integrar Centro Comunitário

Integrar Centro Comunitário

O Centro Comunitário Integrar trata-se de um equipamento público localizado no bairro Santo Antônio, na cidade de Lajeado. Esses equipamentos são importantes para proteção e desenvolvimento dos sujeitos e do local onde são implantados.
Por meio da leitura urbana da cidade de Lajeado, observou-se a dificuldade de amarração do tecido dos bairros periféricos da cidade com o centro comercial, esse panorama foi ponto de estudo para o desenvolvimento do centro comunitário. Do mesmo modo identificou-se que os maiores índices de vulnerabilidade social são apresentados neste bairro, e que há uma falta de espaços de convívio de qualidade para os moradores.
A área de intervenção, localizada na quadra 190, pertence ao domínio público municipal e atualmente atende a algumas demandas do bairro, como o programa de contraturno de crianças e adolescentes, chamado projeto Vida, a capela mortuária da Igreja Católica e a quadra poliesportiva não coberta.
O novo equipamento urbano tem por objetivo reformular os usos atuais e dar nova vida ao terreno, através da implantação de 04 setores fundamentais, que são: espaço aberto, educação, assistência social e social. Os setores correlacionam-se entre si e com o entorno em que estão inseridos.
A implantação do centro comunitário ocorre em relação à topografia existente e a edificação que atualmente comporta o programa projeto Vida, para isso foram criados eixos paralelos e perpendiculares ao terreno com hierarquias diferentes e que se conectam ao entorno imediato, em seguida foram designadas as áreas específicas de cada uso. Os setores de educação e assistência social foram alocados em dois blocos de até 02 pavimentos e buscou-se manter relação das novas edificações com o grande desnível, como resultado obteve-se a utilização da cobertura como espaço aberto de um dos blocos, que pode ser acessada pelo topo do terreno.
Outro eixo projetado foi o caminho que conduz até a Igreja católica, esse percurso transversal abre-se a fachada frontal dos dois blocos e é o acesso principal a esses setores, o lado oposto deste eixo acolhe a área de playground, protegida por rampas paralelas as vias.
O pavilhão que foi remodelado recebe uma quadra de recreação, que pode ser utilizada para diversas atividades tantos dos alunos do contraturno quanto moradores do bairro.
A área em frente ao mercado próximo, caracteriza-se como espaço do comércio e do descanso, para isso foi criada uma cobertura metálica que pudesse abrigar pequenas feiras locais, e que servisse de estacionamento em outros momentos, além de dispor de mobiliário urbano para permanência e áreas de sombreamento. O setor destinado aos eventos de almoço/reunião dos moradores foi alocado paralelo a rua que apresenta menor tráfego e as menores cotas. Esse setor foi contemplado com espaço de churrasqueiras e bancada para manuseio de alimentos, que está localizado entre as sombras das árvores.
As várias funções apresentadas pelo centro Integrar o configuram como uma estrutura pulsante, que é mantido por sua vitalidade e com o objetivo de agregar novas perspectivas à comunidade do bairro.

Deixe seu comentário