Fábrica de Sonhos – reutilização adaptativa na antiga Fábrica Neugebauer

“(…) o entrelaçamento de manifestações humanas. Há muita gente fazendo coisas diferentes, com motivos diferentes e com fins diferentes, e a arquitetura reflete e expressa essa diferença, que é mais de conteúdo que somente de forma. Por serem humanas, as pessoas são o que mais nos interessa. Na arquitetura, tanto quanto na literatura e no teatro, é a riqueza da diversidade humana que dá vitalidade e colorido ao meio humano (…).
Com relação ao risco da monotonia (…) a maior falha das nossas leis de zoneamento encontra-se no fato de permitirem que toda uma área seja reservada para um único uso.”
Morte e Vida de Grandes Cidades, Jane Jacobs

Acreditando na potencialidade da diversidade de usos como um regenerador social para edificações em estado de abandono, este projeto de conclusão de curso propõe uma reutilização adaptativa para a antiga fábrica da Neugebauer.

O sítio está localizado na cidade de Porto alegre, no bairro Navegantes, região pertencente ao chamado 4º Distrito. O terreno localiza-se na Av. Cairú, 230, entre a Rua Santos Dumont e Av. Rio Grande.

Este projeto se justifica na medida em que propõe contribuir com soluções para dois problemas sensíveis das grandes cidades brasileiras: A multiplicação de edificações e de áreas em estado de abandono e o déficit na oferta de habitações de interesse social.
A realização de adaptações em imóveis ociosos e que deixaram de cumprir com seu papel social, dá a oportunidade de remodelação e regeneração de lugares com altos índices de problemas sociais, como é o caso do 4º Distrito.

Outro fator em questão são os problemas habitacionais vividos na atualidade. Com um número elevado de famílias sem moradia, e programas sociais que não suprem as necessidades atuais – oferecendo unidades habitacionais de baixa qualidade e em áreas segregadas – os problemas sociais tendem a persistir e a seguir afetando no planejamento das cidades. Como alternativa, optou-se pela reutilização de edificações já existentes em áreas consolidadas, oferecendo moradia digna e acessível às famílias de baixa renda e estimulando sua participação ativa na reconstrução e remodelação destes locais.

Por fim, a principal motivação para este projeto é apresentar uma proposta de diversificação de usos, que possa contribuir para que espaços que hoje se encontram em total estado de abandono, sejam requalificados, criando novas oportunidades e preservando seus valores históricos e identitários.

Deixe seu comentário