Cidade de Itaara – Desenvolvendo potenciais de uma centralidade

O projeto consiste na potencialização de uma área da cidade de Itaara, Rio Grande do Sul. Itaara é uma cidade com aproximadamente 5000 habitantes e possui grande potencial turístico-paisagístico por seu clima e geografia serranos, além de uma história rica, que reporta aos indígenas, e que passa por diversos períodos de colonização e ocupações, chegando até hoje. Atualmente, mesmo com características turísticas, ainda é escasso o investimento para que a cidade se torne, de fato, uma cidade baseada no turismo. E, mais do que isso, não há investimento necessário para os próprios moradores, que convivem com ruas principais sem pavimentação, avenida principal sem calçadas, além de existirem diversos condomínios fechados distribuídos na cidade, que auxiliam na fragmentação da mesma.
Assim, elaboramos um trabalho com o objetivo de potencializar os aspectos urbanos e paisagísticos da cidade de Itaara, e, para isso, após pesquisarmos o local e as problemáticas, escolhemos uma área para dar enfoque no projeto: a centralidade onde se localiza o centro político administrativo da cidade, que é onde está a maior parte da infraestrutura urbana e onde o Plano Diretor define maior densidade e maior diversidade de usos. Para delimitar a área, utilizamos a Avenida Guilherme Kurtz como Vetor da centralidade escolhida, e dividimos a centralidade em setores, os quais possuem diferentes níveis de intervenção.
Assim, foram desenvolvidas doze diretrizes gerais, para toda centralidade e, em conjunto, foram gerados três projetos pontuais, de três setores. Esses projetos abrangem desde o desenho de vias até questões específicas, como o acesso à pontos turísticos.

Deixe seu comentário