Centro Educacional Gastronômico
Com o crescimento populacional em todo planeta, o assunto sobre alimentação acompanha essa discussão e ganha importância, buscando soluções para atender à demanda gerada e, ao mesmo tempo, otimizar sua produção em busca de sistemas menos agressivos a superfície terrestre. Este tema ganha destaque no ano de 2015 na EXPO Milão, onde países apresentaram suas soluções e perspectivas de produção para atender a esta problemática anunciada, demonstrando a importância do tema neste século.
Tem como objetivo deste trabalho, apresentar a organização de um programa de ambientes direcionados para o desenvolvimento do ensino de práticas culinárias na cidade de Lajeado-RS, atendendo as suas diversas áreas e capacitando pessoas da cidade e entorno para suprir a demanda de profissionais.
A microrregião de Lajeado-Estrela é composta por vales férteis que favorecem a produção primaria, desenvolvendo principalmente a agroindústria nas propriedades familiares. Essa base de produtos é transportada para abastecimento do estado e principalmente para o adensamento populacional na cidade de Lajeado, cidade mãe da microrregião. O centro educacional também é direcionado aos produtores rurais das cidades vizinhas que possam beneficiar e qualificar o resultado da sua matéria prima buscando diversificar os produtos de sua própria produção.
Absorver as forças do entorno e aproveitar a localização privilegiada do terreno com objetivo de desenvolver uma interação entre a obra e a cidade, criando espaços positivos tanto para público geral como alunos e funcionários do centro educacional. Relacionar a área de preservação com a edificação e assim aproveitar dos benefícios provindos deste condicionante natural, promovendo a biofilia nos ambientes internos e uma experiência nova para as áreas de ensino, criando enquadramentos para seu entorno com transparências que iluminam e destacam a edificação.
As estratégias bioclimáticas aparecem com objetivo de reduzir os impactos produzidos, pensando desde a escolha dos materiais, a limpeza das soluções e processos construtivos, transporte de matérias, composições que favoreçam a reutilização das águas, a captação de energia solar, controle e aproveitamento dos ventos, melhores visuais e interação com a mata preservada, resultando em uma interação biofílica do todo.
As estratégias de conforto térmico e luminotécnico proporcionam uma melhor experiência aos usuários do centro educacional gastronômico, que além de reduzir gastos com controle de temperatura nos ambientes de cozinhas, ainda possui iluminação natural indireta preenchendo as salas de aula. Os planos envidraçados promovem o contato visual com a área de preservação no fundo do lote, enquanto os ventos predominantes amenizam a carga térmica da edificação.
A estrutura modular em madeira laminada colada permite a flexibilidade dos ambientes internos, combinados com a setorização das circulações verticais e áreas técnicas estrategicamente posicionadas, garantem a atemporalidade da edificação. Organizado em base, corpo e coroamento, a composição se reflete na estrutura. O concreto armado dá origem à base no subsolo e térreo, enquanto a grelha de madeira e a estrutura metálica definem o corpo e o coroamento. O grande plano de cobertura permite a instalação de equipamentos para captação solar e aquecimento de água, sendo seus amplos beirais responsáveis por manter estes equipamentos escondidos.
Centro Educacional Gastronômico
Autor:
Hellison Ivan Goecks
Orientador:
Gustavo Garcia de Oliveira
Instituição:
Unversidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Data:
2020-2
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