Requalificação do Entorno do Antigo Lanifício Gianella

Requalificação do Entorno do Antigo Lanifício Gianella

Local: Bairro Santa Catarina – Caxias do Sul – RS – Brasil
Localização: 29° 9’20.17″S; 51°12’3.23″W / 480462.00 m E; 6774758.00 m S
Área: 517.696m² (51ha) – 102,200m² (10ha)

Localizado na cidade de Caxias do Sul, o Lanifício Gianella é um dos edifícios históricos de extrema relevância para o desenvolvimento da capital da região metropolitana da Serra Gaúcha. Composto por um entorno cheio de histórias, nele se localiza o Arroio Tega, um dos principais arroios da cidade, também é composto por diversos edifícios históricos, que representam o trabalho desenvolvido pelos imigrantes italianos no processo de formação da cidade. Tudo isso em um emaranhado de conexões que se conflitam, gerando falhas na infraestrutura de circulação das pessoas entre partes do entorno. Junto a áreas degradadas com carência de infraestrutura de qualidade e soluções urbanísticas que sejam convidativas e valorizem seu desenho na paisagem urbana.
A requalificação do entorno do Lanifício Gianella propõe a elaboração de um Masterplan estratégico para essa região da cidade. Iniciando pela revitalização das águas do Arroio Tega, através da instalação de ecobarreias e wetland com plantas aquáticas e a recuperação de suas margens, dando maior valor para os recursos naturais presentes no local. Junto a isto foi proposta a preservação e restauro qualitativo dos edifícios históricos presentes no entorno, trazendo mais visibilidade e valor para a história do lugar. Tudo isso interligando uma rede de áreas de lazer e cultura, que se espalha por todos os bairros do entorno, conectando com uma proposta de trajeto turístico ligando os edifícios históricos da região, gerando diversidade de rotas de lazer e espaços de encontro que melhoram a qualidade de vida da população.
A proposta conta com espaços como o Centro Gastronômico e Cultural Gianella, o qual inclui o lanifício Gianella. O espaço é voltado para a gastronomia local e às práticas educacionais de arte e cultura, que através de um espaço de contemplação à natureza e a paisagem urbana, as margens do arroio Tega, conecta-se ao Centro Esportivo Enxutão, que traz espaços para a práticas de atividades físicas e esportivas de diferentes modalidades para a população, entre esses espaços encontra-se o Centro Comercial Gianella, que fomenta a vitalidade e a economia local, contemplando a passarela Gianella, que é umas das principais conexões com o entorno. A interligação destes ambientes forma o Complexo Gianella.
Todos estes espaços e suas conexões, são acessíveis e sustentáveis, com intuito de fortalecer a vitalidade e a segurança local, proporcionando uma valorização histórica, cultural e ambiental para todo o entorno.

Deixe seu comentário