CONECTA COLIVING ESTUDANTIL

Os Colivings estão cada vez mais ganhando espaço no mundo. No Brasil a cada dia que passa eles ganham mais força, por ser uma solução atrativa e eficaz, mas principalmente por ser um espaço que tem o senso de comunidade, sustentabilidade, economia criativa e segurança. O crescimento ocorre pelas vantagens que são oferecidas, como custos e localização privilegiada dentro das cidades. Mas, também pelo conceito de moradia compartilhada que fortalece a união dos moradores e acaba proporcionando grandes trocas. O tema para o presente trabalho originou-se a partir de demandas vivenciadas por estudantes e colegas das faculdades e das universidades da região. Também se observou um grande aumento no número de matrículas no decorrer dos anos, com isso a falta de um local adequado para acomodar os estudantes que vêm de outras cidades ou até mesmo de outros estados.

A implantação do projeto ocorre em dois terrenos localizados na cidade de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha. A escolha dos mesmos foi realizada através da observação de importantes critérios, como por exemplo a proximidade com as instituições de ensino superior e principalmente a mobilidade urbana a fim de facilitar a locomoção dos estudantes dentro da cidade.

O conceito que norteou o desenvolvimento do projeto foi a conexão. A edificação e os espaços abertos como um todo contam com diferentes espaços que vão de encontro direto com a proposta. Seja conexão entre pessoas e estudantes e entre a edificação e a cidade, conectando diretamente com a natureza e a vida.

Os terrenos escolhidos beneficiam toda a cidade, isso porque foi realizada uma gentileza urbana através de um eixo principal traçado entre eles. Ou seja, ele se abre para a cidade criando uma passagem que facilita a locomoção dos pedestres, uma vez que a quadra é bastante extensa. Sendo assim, foram locados espaços comerciais que fazem apoio a edificação, mas também são abertos para a comunidade e acabam induzindo as pessoas a entrarem para passar pelo local. Além disso, criou-se um espaço público aberto, este que pode receber eventos durante toda a semana, não apenas relacionados aos estudantes, mas sim ao público em geral. Este mesmo terreno ainda conta com uma edificação pré-existente que abrigará um café literário e faz apoio direto ao espaço em questão.

O coliving se desenvolve em oito pavimentos diferentes dentre eles encontram-se as acomodações e diversos terraços abertos, além da cobertura. Os espaços de serviços, como cozinha e lavanderias, assim como espaços de estudos e outras atividades, são compartilhados. Bem como os quartos que possuem tamanhos diferentes para agradar a todos, eles variam entre opções que acomodam uma, duas, três ou quatro camas.

Sendo assim, o projeto traz a implantação de um novo equipamento que supre a carência da cidade e complementa a demanda, uma vez que concentra não apenas o coliving, mas também comércios e um coworking. O objetivo foi criar um novo espaço que centralizasse as atividades acadêmicas fora das faculdades e universidades, abrindo o mesmo para acolher a comunidade.

Deixe seu comentário