CAÁ- POUSADA E TURISMO DE BEM-ESTAR

CAÁ – Pousada e turismo de bem-estar

A região noroeste do estado do Rio Grande do Sul é contemplada por paisagens naturais únicas, porém, na maioria das vezes são desconhecidas ou pouco vivenciadas. A valorização das paisagens locais é fundamental para o exercício do pertencimento, da identificação pelo local, e consequentemente da preservação ambiental, visto que cria-se maior respeito e admiração pelo mesmo.
Outro ponto a ser considerado é em relação à pandemia da COVID-19, que agravou uma série de problemas em relação à saúde física e mental. Isso motivou as pessoas a se reconectarem com a natureza e buscar por experiências autênticas, principalmente na questão de turismo natural e lazer. (CUTIERU, 2020).
A partir desses aspectos, propõe-se a pousada CAÁ, um centro destinado à atividade turística e de hospedagem em meio à natureza na cidade de Boa Vista do Buricá (RS), que visa promover a valorização do entorno e de seus potenciais ambientais, históricos e culturais, conscientização e preservação, aliada ao bem-estar físico e mental das pessoas. O termo CAÁ possui origem tupi-guarani e é usado para designar “mato” ou “mata”, e vegetais de forma genérica, derivando do nome do município, onde “Boa Vista” se refere à visão que se tem das cabeceiras do Lajeado Alpargatas, e “Buricá” deriva do tupi, onde “buri” = palmeira e “caá”=mato.
O sítio escolhido para a implantação da proposta localiza-se na zona rural do município de Boa Vista do Buricá, que pertence à região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a 468 Km de Porto Alegre. Possui uma área de 10,8 ha e formato irregular, além de contar com uma área de preservação permanente (APP) na porção mais baixa. Dentre seus potenciais, destacam-se a própria localização, afastada do meio urbano, seus aspectos naturais e a proximidade com o Rio Buricá, além da topografia.
Dessa forma, a implantação foi pensada a partir da topografia, explorando as visuais e a melhor forma de se conectar com a natureza. Com isso, no ponto mais alto do terreno foi proposto o restaurante, com um mirante para visualizar o pôr do sol e o Rio Buricá, e um deck externo para área de contemplação e descanso. Já nas cotas mais baixas, no entorno da vegetação, foram dispostas as cabanas, que apresentam três variações (cabana casal, acessível e família), para atender públicos variados. Apesar da proximidade entre elas, alguns aspectos arquitetônicos foram propostos para criar privacidade. Já no acesso principal da pousada, situa-se a recepção, que conta com o setor administrativo e também de serviços, onde é realizada toda a higienização dos itens das cabanas.
Outro ponto a ser considerado é em relação à volumetria das edificações, que apesar de possuírem funções distintas, conversam entre si, e foram propostas a fim de garantir o melhor aproveitamento das visuais, maior conexão com o entorno e a melhor disposição dos ambientes. Por fim, vale ressaltar a escolha dos materiais, cujos critérios avaliados foram agilidade construtiva, relação menos agressiva com o meio, disponibilidade na região e análise de qualidade.

Deixe seu comentário