Requalificação Urbana do Bairro Vila São José

A ocupação urbana desordenada e sem planejamento acarretou diversas consequências socioambientais, como a degradação do ambiente natural e ocupações irregulares em áreas distantes das oportunidades e serviços urbanos, colocando as pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco.
A requalificação urbana é um instrumento que promove a construção e/ou recuperação de equipamentos, infraestruturas e espaços públicos urbanos, que pretende transformar o território e valorizar aspectos humanos e naturais, incluindo fatores de caráter econômico, ambiental, físico e social. Consiste, portanto, em criar condições necessárias para o desenvolvimento sustentável de comunidades mais carentes, proporcionando o acesso à oportunidades e a redução de desigualdades.
A proposta do projeto de requalificação do bairro Vila São José, localizado na periferia de Porto Alegre/RS, é transformar o ambiente urbano construído, com estratégias de requalificação ambiental, induzindo a integração da natureza ao meio urbano, minimizando os fatores de risco e suprindo as necessidades sociais, ambientais e econômicas da comunidade.
O projeto buscar aplicar soluções de planejamento urbano estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável do bairro, requalificando o espaço urbano através de intervenções na infraestrutura, habitações, equipamentos e espaços públicos, e áreas verdes, e também no reordenamento do uso e ocupação do solo.
A área de intervenção é composta por dois elementos: a bacia hidrográfica do Arroio Moinho e o território físico-espacial, definido pelas condições topográficas, espaciais e naturais do bairro (e não pelo limite administrativo).
A Vila São José é um bairro periférico que carece de infraestrutura e serviços urbanos, espaços públicos e áreas de lazer, áreas verde e equipamentos. Existem ocupações irregulares distribuídas por toda área de intervenção. Parte dos assentamentos e ocupações informais estão inseridos em áreas de risco de deslizamento de terra e enchentes, próximos as APPs e massas de vegetação nativa. A bacia do arroio compreende quase metade da área do bairro, apresenta diversos subafluentes, linhas de drenagem e pelo menos três nascentes identificadas.
O projeto consiste em um plano geral de requalificação urbano do bairro, desenvolvido em 3 escalas: a escala macro, com a recuperação ecológica e social da bacia do Arroio Moinho através de estratégias de gestão e manejo das águas urbanas e remanescentes florestais como sistema estruturados do desenvolvimento urbano sustentável; a escala meso, com o plano estratégico de transformação local do território, reordenando o uso e ocupação do solo; e a escala micro, que propõem uma rede de equipamentos públicos comunitários através de intervenções pontuais capazes de gerar transformações significativas, utilizando o conceito de design de acupuntura urbana.

Deixe seu comentário