As estações ferroviárias trouxeram consigo um vasto legado histórico e cultural, que ficou marcado na memória das localidades por onde passaram. A ferrovia proporcionou junto a si mudanças geográficas, econômicas, políticas e sociais, que foram imprescindíveis para a consolidação do território e do desenvolvimento sócio econômico das cidades. O patrimônio ferroviário encontra-se deteriorado devido à má conservação, entretanto, a reinserção do trem com enfoque turístico, tem grande potencial para enaltecimento e preservação do patrimônio ferroviário, histórico e cultural.
Em virtude do potencial turístico, o local de intervenção é uma área pública localizada na região metropolitana da serra gaúcha, interior de Farroupilha, compreendendo o terceiro distrito da cidade, a qual abriga a antiga Estação Férrea de Nova Sardenha cuja situação atual é de completo abandono e decadência. A requalificação da estação férrea, a preservação de seu entorno com a implantação de um parque, e a volta do trem, buscam retomar sua relevância para o desenvolvimento econômico da região. Além disso, resgatar a individualidade do local que é feito através da compreensão e conservação da sua história, surgindo novas oportunidades relacionadas ao turismo e lazer.
As estratégias relacionadas à macro escala abrangem a conexão intermunicipal que o trem turístico pode oferecer. O percurso proposto se inicia no centro da cidade de Farroupilha, passa pelo terceiro distrito, nas localidades de Nova Sardenha e Desvio Blauth, chegando no município de Carlos Barbosa, podendo fazer a conexão com o Trem do Vinho. Para garantir que tenha infraestrutura adequada ao trem, foram propostas intervenções nas estações existentes em Farroupilha, reativação de trilhos, adequação das rodovias, do passeio público e verificações nas condições de trafegabilidade do trem. Foram identificadas ocupações irregulares ao longo da faixa de domínio da ferrovia sendo estas edificações realocadas no entorno imediato.
Em relação à meso escala o principal objetivo foi fortalecer o roteiro Farroupilha Histórias e Memórias que abrange o terceiro distrito. Já em relação à micro escala, localidade de Nova Sardenha, as intenções projetuais se basearam em melhorias na sinalização, iluminação e arborização tornando o local com legibilidade, orientabilidade e identidade. Quanto a implantação do parque, foram propostas conexões entre os equipamentos urbanos existentes, preservação e conservação das massas vegetais e topografia, definição de um eixo gastronômico-cultural, intervenção na antiga estação férrea e reativação do trem com passeio de maria fumaça.
A antiga estação férrea de Nova Sardenha abrange uma tipologia internacional de arquitetura ferroviária, com características de um ecletismo historicista depurado. Ela está em processo de arruinamento sendo proposto o restauro crítico, que permite supressões e adições com estratégias mistas e critérios de legibilidade e reversibilidade, bem como, reconversão de uso de espaço. A valorização do patrimônio ferroviário cultural possibilita a comunicação entre o passado e o presente. A preservação desses bens é fundamental para possibilitar a conexão da comunidade com sua própria cultura e ambiência, estimulando o sentimento de pertencimento ao espaço. Deste modo, a população passa a valorizar o passado e acreditar que a preservação cada vez é mais importante.
Parque da Estação Férrea de Nova Sardenha
Autor:
Caroline Fachini
Orientador:
Luiz Merino de Freitas Xavier
Instituição:
Universidade de Caxias do Sul - UCS - Campus Caxias do Sul
Data:
2021-1
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