NOVO CICLO Centro de Reciclagem: Projeto piloto de transformação social e ambiental

NOVO CICLO Centro de Reciclagem_ Projeto piloto de transformação social e ambiental

Os resíduos sólidos são um dos problemas no que concerne ao planejamento urbano e gestão pública em praticamente todas as grandes cidades do mundo. Com isso, observa-se três pilares-problema de uma sociedade: o ambiental, o social e o educacional.
Ambiental: com o descarte irregular e inadequado de resíduos, causando poluição da água, do ar e do solo; além da proliferação de transmissores de doenças.
Social: com o trabalho informal e a falta de incentivo público para o serviço de catador de lixo, que em geral sofre preconceito, ainda que ocupe função de grande impacto positivo sobre a cidade e o meio ambiente.
Educacional: pela falta de conscientização populacional sobre os impactos que o consumo excessivo traz ao meio natural.
Sendo assim, O “NOVO CICLO” – Centro de Reciclagem deve ser visto como equipamento de programa amplo, dado que envolve não só a reciclagem, como também abriga espaços sócio educativos. De fato, representa uma crítica às inadequadas práticas atuais adotadas pelos municípios brasileiros.
Este projeto apresenta estratégias que vão ao encontro de suas premissas, por exemplo: visa a diminuição do descarte de resíduos sólidos, a eficiência energética e econômica, e o reuso das águas pluviais e águas cinzas. Em síntese, objetiva promover a inclusão social dos catadores de lixo em uma instituição autogestionária, garantindo melhor qualidade de vida para estes trabalhadores.
A proposta segue o conceito de economia circular, fundamentado na inteligência da natureza, opondo-se ao convencional processo produtivo linear. Também chamado de “cradle to cradle”, não contempla a ideia de resíduo, pois tudo serve de nutriente para um novo ciclo.
A proposta do NOVO CICLO foi desenvolvido para um Bairro de classe baixa popular no Município de São Jerônimo – RS, onde os moradores são trabalhadores formais que prestam serviços em construção civil, serviços domésticos e gerais, mas muitos possuem trabalho informal ou temporário como catadores de reciclagem. Como piloto, o projeto foi pensado para ser implantado junto a comunidades carentes e vulneráveis, onde a grande
maioria de seus moradores obtenham sua renda pela coleta de resíduos sólidos por toda a cidade.

Parecer do júri

O primeiro projeto em destaque sintetiza em um sistema modular questões atuais como ciclos de produção e consumo de alimentos e tratamento de resíduos, entendendo e explorando o potencial que o programa tem para se oferecer como aglutinador social e referência urbana. O partido traduz tal entendimento e seu desenvolvimento avança com domínio dos aspectos compositivos e técnicos.

Deixe seu comentário