Acolher, cuidar, amar. Este é o propósito do projeto LUNA-Centro de Acolhimento Temporário para cães e gatos abandonados da cidade de BentoGonçalves – RS.
A proposta de criação surge devido a situação atual dos animais abandonados, destacando os desafios enfrentados por esses animais em termosde saúde, segurança e qualidade de vida. O objetivo principal do projeto é atender todas as necessidades destes animais, fornecendo-lhes alimentação adequada, cuidados veterinários, abrigo seguro e estímulos físicos e emocionais
até que sejam reintegrados à sociedade por meio de adoções responsáveis em conjunto com as ONG’s apoiadoras da causa animal e o Departamento do Bem-Estar animal da prefeitura.
O terreno escolhido para a implantação é de fácil acesso, possui vegetação densa, topografia com desnível de 7 metros e orientação solar norte e a oeste as melhores visuais. A leste faz divisa com a linha férrea desativada com densa vegetação, que funcionam como barreira sonora contra os ruídos dos animais.
A área edificada segue a malha 6mx6m, onde o edifício foi levado ao solo acompanhando a topografia até a rua, de modo a intervir o mínimo possível no solo existente. Para vencer os patamares foram contempladas escadarias e rampas.
O partido do projeto segue em forma de pente, a base da edificação é uma grandiosa barra de circulação que faz a ligação com os demais setores do edifício. A partir dela, foram adicionados retângulos, seguindo a barra principal.
O programa de necessidades está estruturado em 7 grandes setores:
Setor comercial: composto por três salas para locação, aonde as verbas das locações são destinadas ao centro de acolhimento.
Setor veterinário: ambientes direcionados ao atendimento ao público e apoio aos veterinários e funcionários. Oferecido atendimento 24 horas, de forma gratuita e particular. As verbas dos atendimentos são destinadas às manutenções e funcionamento do centro de acolhimento.
Setor administrativo: é a base organizacional de todo o centro de acolhimento, contemplando a recepção principal que dá acesso ao público e faz conexão com os demais setores.
Setor cirúrgico: destinado aos procedimentos cirúrgicos e exame para os animais que procuram tratamento de forma gratuita, particular e para os animais que são resgatados.
Setor de acolhimento: destinado ao atendimento ao público que tem interesse em conhecer o centro e adotar um animalzinho. No setor também contempla um café pet friendly com espaço público aberto.
Setor abrigo: é o lar temporário dos cães e gatos que serão acolhidos e permaneceram até que sejam encaminhados para adoção responsável. Foi previsto o espaço para 106 animais, sendo 62 gatos e 44 cães. Os canis e gatis são separados para que não haja rivalidade entre eles. O setor conta também com dois espaços de lazer abertos para destinados a cada espécie. Os espaços de serviço e quarentena ficaram separados das baias dos animais, mas ao mesmo tempo estão conectados pela grande circulação.
Setor da circulação: faz a ligação com todos os demais setores e contempla espaços de convivência para o público e funcionários.



Deixe seu comentário