IPÊ HOTEL FAZENDA

O projeto Ipê Hotel Fazenda é voltado ao turismo rural e cultural, com enfoque em sustentabilidade, com características de propriedade rural junto com a tranquilidade do interior. Sua concepção tem como ideia ser através de investimentos privados. Os hóspedes podem usufruir de atividades diferenciadas e experiências na área rural, com momentos de calmaria e aventura em meio a natureza.
O Ipê Hotel Fazenda foi projetado para o Bairro Monte Verde, no município de Westfália, Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. Encontra-se a 115 km da capital gaúcha e a 80km de Caxias do Sul. Possui acessos pela RS-453 (Rota do Sol) e BR-386. O hotel foi projetado em uma área urbana como características e normas municipais voltadas a preservação rural do município de Westfália.
A proposta contempla uma propriedade rural com produção leiteira para abastecimento do hotel. O público alvo serão turistas de classe média em busca de descanso e novas experiências. Existem várias opções de hospedagem: para alunos de escolas, casais e famílias, com a possibilidade de escolha entre quartos no prédio principal ou bangalôs. A proposta apresenta também uma casa enxaimel pré-existente em ruínas na parte mais alta do terreno juntamente a um mirante com vista para o pôr do sol. Outras atividades contempladas no hotel são festas e eventos diversos. Atualmente a região do Vale do Taquari não possui um hotel fazenda ou ponto de visitação parecido com o proposto.
O meio rural vem passando por grandes transformações por conta do processo de intensificação da globalização e modernização da agricultura. Essas transformações vêm levando a busca de novas fontes de renda que gerem a dinamização econômica dos territórios rurais. A sociedade também vem descobrindo a importância ambiental e o valor estratégico de manutenção da paisagem rural, sendo assim, o número de propriedades rurais que incorporam as atividades turísticas em suas rotinas vem aumentando. Além de trazer uma nova forma de renda, o turismo contribui para a valorização dos patrimônios e produtos locais, conservação do meio ambiente e atração para investimentos públicos e privados em infraestrutura.
O tema foi definido visando ressaltar o potencial turístico e a cultura na cidade de Westfália juntamente com a região do entorno. O município possui muitos traços da cultura da imigração alemã em suas construções e cultura tradicional. Por esse motivo foi criada a Rota Germânica que integra ainda a cidade de Teutônia, cidade mãe. Durante o ano muitos estrangeiros vindos da Alemanha visitam a cidade. Hoje muitas pessoas só tem como destinos de férias as praias, a proposta do hotel fazenda é trazer novas possibilidades para quem está em busca de lazer ou algum programa diferenciado. Além da rota turística, atualmente existe o Passeio na Colônia, onde turistas caminham 17 km por Westfália conhecendo seus pontos turísticos. No projeto foram criadas rotas turísticas para que haja a interação do hotel com o entorno. O hotel fazenda foi pensado para ser um gerador de turismo e formentar o crescimento da comunidade no entorno.

Deixe seu comentário