Integrar Ecológico

Integrar Ecológico
“Unindo moradia, comércio e serviços e a busca das relações dos seres vivos e o meio em que vivem, nasce o Integrar Ecológico. Uma forma de construir arquitetura e urbanismo mais sustentável.”
A conscientização sobre a degradação ambiental cresceu mundialmente nos últimos anos. O setor da construção civil consome uma grande quantidade de energia elétrica, emite grandes quantidades de gases que agravam o efeito estufa, geram muitos tipos de resíduos sólidos, contaminam o solo e até os cursos d’água e causam poluição sonora e atmosférica. Assim, abriu-se um novo mercado neste ramo, o de edificações denominadas sustentáveis, que geram menos impacto ambiental durante todo seu ciclo de vida. As construções sustentáveis surgem no mercado para minimizar a até extinguir os impactos citados e ainda trazem benefícios como: economia de água e energia, melhora na qualidade do ambiente interno e custos reduzidos de manutenção. E foi com este intuito que nasceu o Integrar Ecológico, para demonstrar que edificações sustentáveis podem e devem existir nas grandes cidades.
O projeto aborda 7 conceitos principais e essenciais, como: os Objetivos de Desenvolvimento sustentável da ONU, com metas para aumentar as energias renováveis, acesso às habitações de qualidade e redução do impacto ambiental; a Zona de Desenvolvimento Sustentável de Porto Alegre, que atua através de projetos para melhorar o ambiente sustentável na cidade; o LEED (Leadership in Energy & Environmental Design), que através de categorias estabelecidas de processo integrado, localização e transporte, terrenos sustentáveis, eficiência hídrica, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, inovação e prioridade regional, para assim mostrar os pontos que devem ser atingidos para ganhar a certificação; os Resíduos da Construção Civil, para demostrar o impacto ambiental que este setor gera e a partir disso gerenciar os resíduos na obra; a Síndrome do Edifício Doente, para mostrar que ambientes mal ventilados e iluminados naturalmente geram um grande impacto na saúde de seus ocupantes; as Cidades Compactas, onde acredita-se que cidades com um metabolismo circular criam uma sociedade baseada na comunidade; e a Pegada Ecológica, para demonstrar que o estilo de vida que cada pessoa tem gera uma consequência no meio ambiente.
O terreno foi escolhido seguindo as diretrizes do LEED, sendo assim é bem localizado, com pontos de ônibus e bicicletas, áreas verdes e diversidade de usos. Portando, está localizado no bairro Santana em Porto Alegre – RS, tem como público alvo uma população que abranja seus três usos: residencial, comercial e serviços. A gestão será privada, através de uma plataforma online de investimento coletivo voltada somente para o mercado imobiliário. As diretrizes deste projeto levam em consideração aspectos variáveis, como: valorizar as pré-existências, uso misto, modulação para o centro livre, insolação e ventilação satisfatórias, energias renováveis, captação da água da chuva, incentivo ao uso de bicicletas e carros elétricos e redução do impacto do ciclo de vida.
O Integrar Ecológico é o resultado de todos os conceitos abordados, mostrando que essa mudança é necessária e possível na construção civil.

Deixe seu comentário