Híbrido – Coworking Gastronômico

HÍBRIDO – COWORKING GASTRONÔMICO
TEMÁTICA
Este Trabalho Final de Graduação tem como temática um Coworking Gastronômico Híbrido, que contempla uma estrutura capaz de atender chefes e cozinheiros autônomos que não possuam restaurante ou cozinha industrial adequada para a sua prática profissional, além de chefes que já possuam público cativo.
Para tanto a estrutura contará com cozinhas compartilhadas e um restaurante de alto padrão, ambos funcionarão de forma rotativa com sistema de locação dos espaços, dessa forma chefes e cozinheiros podem contar com uma estrutura altamente profissional no centro histórico de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, sem a necessidade de alto investimento em uma estrutura própria.
CONCEITO HÍBRIDO
Para este projeto há diferentes momentos de aplicação do termo híbrido. Em um primeiro plano está o compartilhamento de um espaço de trabalho entre vários profissionais, neste caso específico, o de uma cozinha compartilhada, dessa forma a estrutura se adapta para o uso de cada profissional. Seguindo, há o encontro entre dois tipos de usuários, aquele profissional e o consumidor do seu serviço, no espaço dedicado ao restaurante. O terceiro plano de hibridismo é o da arquitetura, onde um novo edifício usufruirá de uma estrutura existente, agregando valor ao seu uso atual. Este é o Híbrido – Coworking Gastronômico
LOCALIZAÇÃO
Para a escolha da área de intervenção do projeto foram levados em consideração diversos fatores, como fluxo de pessoas, entorno imediato, demanda de possíveis usuários da edificação, entre outros. Pensou-se que o local mais apropriado para receber um estabelecimento assim, seria uma grande metrópole, neste caso, Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, localizado na região sul do Brasil. O local definido possuí grande potencial comercial pois está situado em frente aos antigos armazéns do Cais Mauá e à um dos maiores cartões postais da cidade, o Rio Guaíba.
O município de Porto Alegre apresenta área igual a 495,390km² e segundo o último levantamento do IBGE abriga 1.479.101 habitantes, e sua densidade demográfica ultrapassa 2.800,00 hab/km². A escolha do local foi baseada no momento de renovação que o Centro Histórico da cidade vem vivenciando, além de demonstrar todo o potencial que edificações subutilizadas podem alcançar ao passo que novos usos são adicionados a elas.
Como a localidade escolhida não possui nenhum lote disponível, e o conceito inicial não previa nenhum tipo de demolição ou reforma de edificações existentes. O local escolhido para a implantação do projeto proposto foi a cobertura do edifício Garagem Mauá, localizado em uma das principais vias de acesso ao centro de Porto Alegre, a Avenida Mauá. O edifício existente possuí área de 1.480,00m² em sua cobertura, ocupada por vagas de estacionamento pouco utilizadas e uma cobertura metálica provisória. O prédio faz frente para a Avenida Mauá, onde está localizado seu principal acesso além de contar com acesso de pedestres na rua Gen. Câmara.

Deixe seu comentário