Flutua Tarumã – Conexão com a Natureza

Flutua Tarumã – Conexão com a Natureza

As cidades são vividas a partir de momentos, de experiências, de sensações. Vidas são construídas ali, são nas cidades onde nós aprendemos quem somos e junto com o passado, vamos nos transformando em algo melhor. Sabemos disso, reconhecemos nossa realidade e todos nós habitamos espaços.
O bairro Tarumã conta com muita história, muitos sonhos foram idealizados ali, muitas batalhas foram vencidas. Hoje esse espaço não representa seu potencial e é apenas mais um lugar de passagem, não um lugar de pertencimento. O projeto Flutua Tarumã objetiva trazer vida para o bairro, torná-lo um ambiente de todos, uma expansão das casas das pessoas que vivem ali e um momento de descoberta para aquelas que não.
Tarumã é um bairro predominantemente residencial, localizado ao lado do centro da cidade de Viamão. O lago Tarumã é um dos principais pontos turísticos da região, há registros históricos da população se apropriando das margens do lago como um espaço de lazer e contemplação. Logo ao lado, temos o centro de cultura da cidade e o autódromo de Tarumã, que são outros grandes marcos do bairro.
O projeto foi desenvolvido em duas etapas, o bairro e o lago. Em uma análise crítica de todo o terreno, foram vistas todas suas oportunidades e debilidades e transformadas em um plano de ação em três âmbitos principais: ciclo de recuperação natural, mobilidade ativa e sistema de espaços livres. A aplicação desse plano de ação no bairro projeta a criação de um espaço mais seguro, resgata a vida que o bairro já teve e visa o crescimento da região.
Já a segunda etapa, o Lago, foi o desenvolvimento do parque no entorno do lago, foram levados em conta todos os fatores que influenciam para a criação de um ambiente agradável para quem o habita: topografia, vegetações, caminhabilidade, paisagens, segurança, equipamentos, entre outros. Cada ambiente foi pensado para valorizar seu diferencial, pontos atrativos foram dispostos estrategicamente nos percursos para manter o espaço sempre vivo e trazendo um elemento surpresa para as pessoas que estão sendo acolhidas pelo parque.

Contemplo o lago escuro
E mesmo em silêncio, ele muito me diz
Que a vida passa por suas margens
Mas que sofre de tanta insensatez, renúncia e inação
Então, Flutua Tarumã
Emane e suspenda sua força, sua memória e vastidão
Que de suas águas nasçam novos futuros e paisagens
E que a cada ciclo vivido aqui, sua natureza continue
Flutue.

Deixe seu comentário