Espaço Safra Artística

ESPAÇO SAFRA ARTÍSTICA
Muito se fala sobre a importância da cultura e da arte. De fato, são de extrema importância pois quanto mais se têm conhecimento sobre, mais se modifica o modo de agir e de pensar de uma sociedade. O Espaço Safra Artística é um equipamento cultural de pequeno porte para uma cidade pacata e rica culturalmente da Serra Gaúcha: Garibaldi, a Capital Nacional do Espumante. Com 43 grupos e instituições culturais, o município possui um forte viés cultural. Porém, nenhum desses grupos possui um local adequado para suas apresentações. O projeto busca desenvolver um espaço que conecte as pessoas promovendo maior valorização destes grupos. O terreno escolhido possui 3050,00m² e 11,5m de desnível e está em um dos pontos mais altos da cidade em uma antiga cratera onde eram extraídos blocos de basalto para construções da cidade, próximo a Igreja Ermida Nossa Senhora de Fátima. Hoje o local é muito visitado por turistas e garibaldenses que apreciam a paisagem panorâmica através de um mirante que foi construído no local.
A curiosidade desse sítio é que em 1943 o cultivo das uvas para a elaboração dos espumantes sofreu severamente com uma seca. Entretanto, na inauguração da Capela da Ermida, diversas preces pediram pela chuva, que horas depois abençoou as videiras da cidade. Este acontecimento nos remete à Grécia antiga, onde eram realizadas festas em homenagem ao Deus Dionísio, o Deus do Vinho, com o intuito de pedir uma boa safra. Essas festas aconteciam longe das cidades e duravam dias seguidos. Quando voltavam, todos se reuniam na praça do vilarejo para ouvirem os viajantes representarem as histórias do que havia acontecido nestas festas longínquas. Dessa forma surge o teatro, que foi se aperfeiçoando ao longo dos séculos. Buscando resgatar esta história milenar da Grécia antiga e a própria história de Garibaldi, o equipamento une o Deus do Vinho com a Capital Brasileira do Espumante por meio do teatro.
O conceito escolhido é o de: SAFRA CULTURAL, porque o projeto buscará transformar e conectar as pessoas com empatia por meio das experiências proporcionadas pelas manifestações artísticas. Além disso, busca incentivar e inspirar a todos para que tenhamos cada vez mais pessoas que produzam e consumam arte, possibilitando uma geração culturalmente ativa, uma SAFRA CULTURAL.
A volumetria busca traduzir o conceito em forma de edifício, contrapondo leveza com rigidez, movimento com aquietação, razão com emoção. O desenvolvimento da forma se deu buscando implantar um volume puro que preenche o vazio da cratera, devolvendo a rocha para a pedreira. A pedra utilizada busca representar o trabalho árduo que precisa ser realizado durante a safra da uva. No espaço central surge a rampa que conecta os dois níveis do terreno, dando movimento e ao mesmo tempo proporcionando leveza e fluidez. Ela representa todo o desenvolvimento por trás do processo de uma obra de arte, nascendo do zero e percorrendo um longo caminho até chegar no produto final perfeito, o qual é materializado pela belíssima paisagem encontrada ao chegar no mirante.

Deixe seu comentário