DO AFETO À CURA: Centro de Reabilitação Animal para o Município de Santa Rosa – RS

DO AFETO À CURA: Centro de Reabilitação Animal para o Município de Santa Rosa – RS

A relação entre homem e animal é decorrente de centenas de anos. Dessa forma, no momento em que passou a domesticar o animal, o homem se tornou responsável por ele, devendo cuidá-lo de forma a atender suas necessidades básicas, proporcionando uma vida digna. Infelizmente, muitos desses animais são abandonados por seus tutores, gerando um problema social e de saúde pública.
A proposta do projeto é a criação de um Centro de Reabilitação Animal, para animais de pequeno porte, na cidade de Santa Rosa – RS, onde os animais necessitados tenham um espaço para tratamento e possam ser reabilitados para futura adoção, além de clínica veterinária para público externo de baixa renda e espaço sensorial de tratamento em contato com animais selecionados.
O terreno escolhido é situado na zona urbana, pertencente ao Bairro Glória, na cidade de Santa Rosa – RS, com área de 9.613m². Possui dois fáceis acessos e é adjacente a áreas de plantio, causando baixo impacto de vizinhança pelos ruídos dos animais.
Atualmente, no município de Santa Rosa – RS, verifica-se o trabalho de ONGs na reabilitação e acolhimento de animais abandonados, porém, não possuem local físico para isso. Portanto, a criação de um Centro destinado aos mesmos, pode auxiliar no controle reprodutivo, de doenças e tratamentos de animais de rua, com permanência apenas daqueles em recuperação ou casos em que não haja tutores ou cuidadores, porém em número limitado e em tempo determinado. Além disso, não existe na região um espaço destinado a integração dos animais de pequeno porte com pessoas em terapia. A Terapia Assistida por Animais (TAA) é usada sobretudo na reconstrução psicocorporal de pessoas de todas as idades.
Para isso, a ideia do projeto é proporcionar um espaço para a adoção dos animais, campanhas de vacinação e momentos de educação ambiental; auxiliar a vencer a demanda da Casa de Passagem Animal Municipal existente, mas precária; oferecer um espaço sensorial com qualidade paisagística que possibilite a integração entre animais adestrados e pacientes em terapias, crianças, idosos e pessoas com deficiências, promovendo a seus visitantes experiências com foco em todos os sentidos, e aliar forma, função e sistema construtivo, de modo a melhor adequação ao sítio.
Por fim, a proposta busca principalmente trazer a integração entre pessoas e animais baseando-se em ampliar as sensações e as relações entre eles e o ambiente construído, a fim de garantir o bem-estar dos animais, profissionais e público em geral. Essas relações entre pessoas, animais, arquitetura e ambiente, podem contribuir na educação ambiental dos usuários, no aumento do número de adoções e na diminuição do número de animais nas ruas. Para isso, propõe-se uma arquitetura com a integração entre ambientes, facilidade de acesso e permeabilidade visual, trabalhando com paisagismo e composições volumétricas e de revestimentos que evidenciam os acessos e diferentes setores.

Deixe seu comentário