desenlace | núcleo de incentivo à dança de Porto Alegre

desenlace | núcleo de incentivo à dança de Porto Alegre
“a cidade é uma dança constante de opostos, uma sinfonia de ruídos, um emaranhado de histórias entrelaçadas.”

/ espaços com vocação para a dança
Criar a proposta para um espaço de incentivo às expressões artísticas, através da dança e das outras artes cênicas, com soluções contemporâneas, trazendo inovação à paisagem histórico-cultural da cidade.

Garantir a valorização e restauro de um patrimônio histórico inserido em uma das principais vias da cidade, fazendo parte do corredor cultural de Porto Alegre. Além de recuperar a importância de vazios urbanos subutilizados no centro, permitindo maior integração com a cidade.

O núcleo de incentivo contará com a infraestrutura necessária para trazer um lugar seguro para o corpo que dança, partindo de diretrizes que integram o contexto internalizado do equipamento com um território cultural de Porto Alegre.

Trazer a expansão para além dos meios de arte cênica e gerar uma troca entre dança, música, teatro e cinema, inserindo o equipamento em um contexto central da cidade.

A proposta terá como objetivo fornecer aos praticantes da dança um espaço democrático e livre, específico para o aperfeiçoamento e dedicação à essa atividade, permitindo a prática, o estudo e a apreciação das artes cênicas.

Por se enquadrar como projeto cultural da área de artes cênicas, o Núcleo de Incentivo à Dança pode ser beneficiado com incentivos a essas atividades, vindos do governo. Além de investimentos da iniciativa privada, visando lucrar com as atividades secundárias do Núcleo, como os cafés/bar, a loja de figurinos e a venda de ingressos para espetáculos e eventos diversos, ligados ou não à dança, mas sempre ligados às expressões artísticas, como festivais de cinema, teatros e concertos de música.

Propondo um equipamento que incentive as atividades cênicas e artísticas, estarão sendo colocadas em pauta as necessidades desse grupo de pessoas, tanto profissionais como amadores, pois necessitam mais apoio e reconhecimento em todos os sentidos, sendo hoje uma prática valorizada apenas por sua beleza, mas não reconhecendo o esforço desses praticantes.

/ apropriação dos vazios

Não são oferecidos espaços adequados para a prática da dança, além de não existirem espaços de teatro pensados para as necessidades de um espetáculo.

Com isso, a prática das artes fica cada vez mais desvalorizada, e acaba por ser deixada de lado pela população em geral. Profissionais da área enfrentam dificuldades em encontrar espaços seguros para o desenvolvimento pessoal e em grupo.

A partir da criação de um centro integrado de incentivo a essas artes, os profissionais e praticantes espalhados por diversos pequenos espaços e escolas podem conviver e trocar de experiências de forma muito mais valiosa.

Além disso, o objetivo do projeto é se apropriar de um entorno altamente densificado, mas repleto de espaços subutilizados, em zonas estratégicas para a atividade cultural.

Parecer do júri

O trabalho propõe a criação de um espaço dedicado às expressões artísticas, a ser implantado em um lote que, atualmente, não cumpre sua função social, situado no corredor cultural de Porto Alegre. A proposta merece DESTAQUE, pois prevê a recuperação de uma edificação em área central, com a introdução de um novo uso cultural. Destaca-se, ainda, a relação entre a nova edificação e duas casas históricas que resistiram ao tempo, enquanto outras três foram destruídas por um incêndio. A qualidade da implantação e a solução espacial são evidentes, com especial atenção à materialidade e volumetria adotadas, que respeitam o conjunto arquitetônico pré-existente. A proposta também se destaca pelo cuidado na definição dos acessos, sendo o principal pela rua dos Andradas e um acesso alternativo em rua de menor movimento. Além disso, o projeto se adapta à topografia do terreno, criando um espaço livre denominado praça interna. Vale ressaltar também a qualidade gráfica do trabalho apresentado, que inclui uma contextualização detalhada da edificação no território, o processo de desenvolvimento do projeto e diagramas que evidenciam a maturidade do autor.

Deixe seu comentário