Criar Centro de Desenvolvimento Cultural e Educacional

CRIAR CENTRO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL E EDUCACIONAL
A partir da necessidade de gerar espaços públicos que incentivem as práticas culturais e educacionais com qualidade para o desenvolvimento de uma população, surge o projeto “Criar” na cidade de Estrela /RS com o objetivo de conceber uma educação completa a cada Estrelense. Sendo inexistente na cidade, um equipamento que ofereça múltiplas atividades com espaço apropriado. Além disso, o município não possui um espaço físico específico e com acessibilidade para a Biblioteca Pública Municipal.
Para a viabilização do equipamento cultural pensou-se em uma parceria público-privada com intenção de ofertar conhecimento e informação a qualquer pessoa, a partir de oficinas gratuitas e a locação de espaços para promoção de eventos e palestras por parte de empresas e pessoas interessadas.
Será ofertado eventos e atividades diurnas para idosos, crianças e jovens, priorizando o turno inverso escolar. Para as pessoas adultas a prioridade de atividades será nos turnos vespertino e noturno. Também ocorrerão eventos para a sociedade e turistas de modo a criar um núcleo de encontro que incentive a integração entre as pessoas.
A escolha do lote partiu de uma análise geral do centro do município e de seu entorno imediato, verificando-se a proximidade com os equipamentos institucionais de importância e a sua proximidade a duas paradas de ônibus, facilitando o acesso ao equipamento. O acesso ao terreno ocorre por quatro principais vias de chegada e saída da zona central, tornando este local um ponto focal e gerando maior dinâmica para a centralidade.
A estrutura formal do edifício configura-se em duas barras paralelas alocadas na maior extensão do lote para melhor aproveitamento da área, sendo as mesmas integradas por uma praça coberta, a qual possui pé direito triplo convidando a população a utilizar está praça. A mesma é caracterizada pela sua versatilidade de uso contendo espaços de contemplação para eventos, feiras, atividades, cinema aberto e ainda espaços de estar aos que irão consumir no café.
Na concepção do projeto priorizou-se a maior visibilidade da biblioteca enquanto o acesso principal ao Centro foi inserido próximo à esquina oposta, criando-se dois fluxos independentes. O acesso ao centro foi pensado na continuidade do espaço público e o hall é proposto como um espaço versátil. O auditório é situado junto a divisa pela questão acústica e o contato visual, qualificando a perspectiva deste ponto.
O pavimento intermediário é caracterizado pelas áreas de maior flexibilidade de usos, enquanto o pavimento superior composto pela escola de artes sendo ordenado pela privacidade, controle de ruído das principais funções e melhor fluxo.
A estrutura caracteriza-se pela modulação de 80 x 80 cm nas lajes nervuradas, esquadrias e no acabamento externo. Nas fachadas para ampliação da inércia térmica foi projetado a fachada ventilada com aplicação de painéis em concreto polímero. Como elemento compositivo, criou-se uma grelha metálica a qual possui um ritmo, gera privacidade, cria hierarquia e traz leveza para a edificação. Também se criou recuos proporcionais a cada incidência solar bem como a perfurações na laje superior como estratégias bioclimáticas.

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