Complexo Ecoturístico Jardim Essência

COMPLEXO ECOTUÍSTICO JARDIM ESSÊNCIA
O tema consiste em um centro de lazer, educação e entretenimento localizado na cidade de Colinas, no Vale do Taquari-RS e promove sua apreciação da paisagem natural e cultural. Através do turismo, visto não somente como atividade de mercado, mas como fenômeno social capaz evidenciar belezas naturais, estimular o reconhecimento de tradições e culturas por meio da vivência de práticas e costumes, como a experimentação da gastronomia e da música, por exemplo, e a preservação do patrimônio imaterial e material traduzido na arquitetura, propõe-se um estudo da escala da região, da cidade, do lote, da edificação e do detalhe, pautando os seguintes três eixos temáticos: TURISMO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL e EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.
O objetivo principal do projeto é dar visibilidade ao munícipio onde se localiza, resgatar a cultura e as histórias da cidade e de seus moradores ao ressignificar um casarão construído no início do século XX, exemplo de arquitetura eclética, valorizar a paisagem natural e as atividades associadas as práticas agrícolas, com a valorização identitária do campo, opondo-se aos meios de produção nocivos. O projeto também pauta o cumprimento do papel social da arquitetura, como elemento que constitui a cidade, através da criação de um espaço que respeita o lugar onde se insere – margeada pelo Rio Taquari e rodeado por colinas –, através de uma arquitetura de qualidade.
Alia turismo, educação ambiental e patrimonial centrado no termo “sustentabilidade”, nos mais diferentes sentidos da palavra: intervindo na edificação existente propondo um novo uso, incentivando o contato com a natureza e discussões acerca da origem dos alimentos e produtos consumidos. O termo também é associado as novas edificações, na qual a arquitetura deveria refletir a sustentabilidade, através da forma, materialidade e de estratégias bioclimáticas.
Localizado em uma propriedade rural de 13,9 hectares atravessada pela RS-129, o projeto do empreendimento apresentou desafios já na sua implantação, devido a incidência de área de preservação permanente (APP) e áreas alagáveis devido proximidade com o rio. Logo, projeto se desenvolve de forma distribuída, o que corrobora com o desejo de que os visitantes vivenciem sobretudo os espaços abertos. O programa de necessidades dividido em 07 tipologias e 20 edifícios, sendo elas: o Casarão, que passa a ser um memorial juntamente com um café, o Edifício Restaurante e Hotelaria, as Cabanas de duas tipologias para diferentes públicos que somam 14 unidades no total e, por fim, o Setor de Educação Ambiental que se distribui em três edifícios: o Edifício Principal com espaço multiuso, laboratórios teóricos e cozinha experimental, a Estufa e o Estábulo dos Animais.

Deixe seu comentário