“Educação como prática da liberdade”, livro escrito por Paulo Freire, demonstra na educação, um instrumento capaz de promover transformações sociais e globais, conectar povos e culturas. Um paralelo é traçado para a fundamentação deste presente estudo. Com o objetivo de democratizar o acesso a arte e a cultura, oportunizar o contato da população com obras públicas essenciais e relevantes. Explorando a arte como um respiro de reflexão nos grandes centros urbanos.
O Instituto das Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, após anos sofrendo cortes no orçamento, carece com a falta de infraestrutura adequada, gerando medidas extremas para perseverar em prol da educação pública de qualidade. Por essas e demais questões, se configura a necessidade de uma nova sede para o Instituto. Um espaço democrático, que transcende o âmbito acadêmico, e tem a intenção de se infiltrar por toda a comunidade. Ser uma porta de fácil acesso à cultura e a prática da liberdade.
O lote escolhido para a análise é alvo da especulação imobiliária excludente e opressora. Com a tentativa da implantação de um centro comercial embargada pela prefeitura, por não cumprir as diretrizes e leis urbanísticas locais. Recentemente outra proposta que não leva em consideração o caráter patrimonial da região está em debate, novamente com a tentativa de burlar a legislação vigente, em favor do capital. A demanda pela educação e uma cidade inclusiva é urgente.
Deixe seu comentário