Centro de Artes Cênicas e Audiovisual – Cine Theatro João Corrêa

Centro de Artes Cênicas e Audiovisual – Cine Theatro João Corrêa

O projeto de um Centro de Artes Cênicas e Audiovisual, na mesma área hoje ocupada pelo Teatro Municipal de Canela, tem como objetivo reviver a alma do local, devolver à comunidade e à classe cultural um espaço onde possam manifestar sua arte. Teatro, cinema, salas de ensaio de dança e música, espaços para resgate dos costumes e sociabilização fazem parte do programa.
Para abrigar este programa, a pré-existência dá lugar à um novo objeto arquitetônico, que olha para o início da história para resgatar o passado, porém reinventando o presente e criando novas memórias.
Canela é uma cidade da Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, que vive do turismo em sua essência. Um lugar simples e acolhedor que busca preservar suas origens e tradições. Atrai eventos de diversos segmentos, como negócios, esporte, gastronomia e cultura.
Foi na década de 80 que nasceu em Canela um evento de cunho nacional, que trazia o melhor do Teatro do Brasil e América Latina, o Festival de Teatro de Canela. A partir da efervescência deste Festival, surgiram outros, como o Festival de Bonecos de Canela, atual “Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela”, e um dos maiores eventos natalinos do estado, o Sonho de Natal de Canela, que propicia um período de alta temporada turística movimentando o comércio local e os diversos parques naturais da cidade.
Antes de ser transformado em teatro, o atual Teatro Municipal, na década de 50 era um cinema, o Cine Marabá. O atrativo do cinema começou a existir na cidade na década de 20, servindo como um ponto de encontro para as pessoas e reunindo diversas histórias que envolviam a magia do cinema.
O teatro é situado na área central, confrontando com a avenida de acesso à cidade, a Avenida Osvaldo Aranha, a qual constitui o eixo do comércio principal e que dá na famosa Catedral de Pedra, e é vizinho à principal praça do município, a Praça João Corrêa, além de ter no seu entorno próximo, importantes pontos de referência e edificações históricas, como a Casa de Pedra, a antiga Estação Férrea e rodoviária.
Sem manutenções e investimentos necessários, a edificação hoje se encontra em situação precária e interditada pelo Corpo de Bombeiros como local de risco. Muitos eventos da cidade são realizados no multipalco ao lado do Teatro, e no espaço aberto entre este e a praça, sendo necessário o uso de instalações de estruturas provisórias para a viabilização.

Deixe seu comentário