Casa ALICE

O projeto da Casa ALICE foi desenvolvido com o intuito de abrigar a sede da Agência Livre para Informação Cidadania e Educação (ALICE), que tem como objetivo desenvolver projetos alternativos e autogeridos de comunicação para discutir comportamento, ética, tendências da imprensa, formar leitores críticos e contribuir para a democratização e qualificação da informação no Brasil.

A ALICE se utiliza da palavra escrita e falada, da fotografia, cinema, arte, música, dança e todas as formas de expressão para desenvolver projetos, e pelo conhecimento das diversas realidades sociais, combater preconceitos.

A ONG atua há 20 anos sem uma sede própria, vem utilizando locais públicos ou cedidos pra o desenvolvimento de suas atividades, o que limita o trabalho dos participantes e a possibilidade de realizar outros tipos de ações. Um dos projetos mais conhecidos da ONG é o Jornal Boca de Rua, que, quando criado, era o único projeto no mundo em que os próprios moradores de rua escreviam suas matérias, pesquisas e pautas.

A proposta para a sede foi desenvolvida no Bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, onde se concentra a maioria participantes, além disso, o local está dentro do contexto cultural da cidade, sendo o perfil de seus frequentadores ligado a arte, cultura, gastronomia e boemia.
Por se tratar de um bairro com escassez de áreas livres, a solução foi utilizar um miolo de quadra, o que proporcionou a utilização de duas testadas, ampliando a relação da edificação com a cidade.

A implantação do edifício deu origem a uma rua interna peatonal que age como espaço articulador e de transição; a pequena escala da rua força um sentimento íntimo e um ritmo mais lento em meio a duas avenidas de grande fluxo. O local se relaciona em um dos lados com uma praça, que pode ser utilizada como expansão da ONG para realização de atividades e eventos.
A Casa ALICE possui cinco setores: oficinas e ensino, espaços abertos/públicos, comércio, apoio e serviços; que, além de suprir as necessidades da ONG, visam a sustentabilidade financeira do local, através do aluguel de salas para comércio, trabalho colaborativo, auditório e estacionamento.

O sistema construtivo e os materiais foram aplicados com o objetivo de manter toda a estrutura aparente demostrando sua verdade e fazendo uma analogia aos objetivos e histórico da ONG: exterior concreto e aço, estrutura aparente = ALICE, ONG consolidada, bem estruturada. Já no interior a proposta é de um local com possibilidades diversas, variação de cores, interação do usuário com o mobiliário, espaço sempre em transformação, assim como a ALICE.

Sendo assim, uma das principais funções do projeto, além de servir como um ponto de referência histórico, de um modelo de ONG relacionada a comunicação, é criar um abrigo físico que possibilite o acolhimento da sociedade e de suas informações, promovendo uma zona de troca de experiência e conhecimento.

Deixe seu comentário