Caminho açoriano – Requalificação da Vila de Santo Amaro do Sul

CAMINHO AÇORIANO
REQUALIFICAÇÃO DA VILA DE SANTO AMARO DO SUL

O presente projeto tem como ponto de atuação a Vila de Santo Amaro do Sul, na cidade de General Câmara, distante 80km da capital gaúcha, Porto Alegre/RS. Trata-se de uma localidade com pouco mais de 1.000 habitantes, mas que possui um grande valor histórico, turístico e cultural subutilizado.
A Vila materializa um ponto vivo capaz de proporcionar retorno à história da colonização do sul do país, visto que foi um dos primeiros pontos do estado a ser povoado pelos açorianos. Neste local é possível visitar uma das 04 igrejas mais antigas do estado, além de edificações com mais de 250 anos de construção, dentre as quais 14 foram tombadas pelo IPHAN, assim como a praça central em frente à Igreja Matriz.
A situação de manutenção deste centro histórico está precária, grande parte das edificações não estão sendo preservadas e algumas estão totalmente em desuso, com a estrutura parcialmente ou totalmente danificadas. Atualmente o conhecimento do público gaúcho deste museu ao céu aberto é ínfimo, ainda mais considerando-se o que ele representa na cultura gaúcha.
Com isso, este trabalho tem como intuito atrair olhos para Santo Amaro do Sul por meio do turismo. Já existe na localidade uma Rota Turística, esta foi desenvolvido pela administração pública municipal de General Câmara, e para a implantação desta Rota foi criado o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e um guia|mapa com os principais pontos turísticos demarcados. Ao qual entendemos válido e essencial, porém, capaz de absorver novas ideias e ser expandido.
Como forma de potencializar a riqueza encontrada na Vila, este trabalho foi desenvolvido em 03 escalas, sendo estas: Macroescala – compreendendo a Vila de Santo Amaro do Sul, por meio de diretrizes urbanas como melhorias nos acessos, divisão em setores/zonas e faixas de intervenção.
Em Mesoescala – Centro histórico e a Orla do Rio Jacuí, com a criação da Rota 01 – Eixo Histórico Cultural e Rota 02 – Eixo Lazer. Estas duas rotas têm como pontos de visitação, prioritariamente, as edificações tombadas que a Vila possui, mas com um novo uso voltado ao turismo em cada uma das antigas residências. A proposta destas duas rotas, juntamente com as atividades propostas em cada ponto visa atrelar o fortalecimento da economia local com a valorização e manutenção da arquitetura histórica presente na Vila de Santo Amaro do Sul.
Já a Microescala – se deu com a intervenção em 03 pontos do mapa da Vila. A escolha destes teve como preceitos: o entorno próximo, ser uma edificação de valor histórico e a potencialidade do uso proposto. E estes contam com graus diferentes de projeto. Partindo de remodelação dos espaços internos da edificação pré-existente até desenvolvimento de espaço externo para permanência, além da criação de uma nova edificação anexa.

Deixe seu comentário