ALOJAMENTO ESTUDANTIL IFC

ALOJAMENTO ESTUDANTIL IFC

O presente projeto trata-se de um Alojamento Estudantil localizado na zona rural do município de Santa Rosa do Sul – SC, destinado aos alunos que estudam em uma instituição de ensino agrícola (Instituto Federal Catarinense – IFC), localizada no interior do município.
OS alojamentos estudantis têm grande importância na vida acadêmica dos estudantes, pois além de moradia oferecem novas experiências que não são vividas no ambiente acadêmico, servindo também como um aprendizado extra classe.
A implantação de um Alojamento Estudantil no município de Santa Rosa do Sul se justifica devido ao grande número de estudantes que vem até o município em busca de estudos no Instituto Federal Catarinense -IFC, e quando chegam ao município, estes alunos passam dificuldades para encontrar um lugar de moradia que seja acessível, seguro, próximo ao campus, viável e que supra suas necessidades cotidianas.
O projeto foi desenvolvido a partir de três pilares: “morar, conviver e estudar”; levando em consideração o tema, programa de necessidades, usuários e o sítio.
O projeto baseia-se em dois blocos de dormitórios, separados por um pátio interno, e ligados por um terceiro bloco, onde se encontram as áreas de convivência, administração e serviços.
Os dois blocos de dormitórios estão separados por gênero, masculino e feminino, tendo a capacidade total de 212 usuários, em 56 unidades, sendo 6 unidades PNEs. Cada bloco de dormitório possui duas torres de circulações verticais, circulações horizontais que distribuem para os dormitórios, e áreas abertas que possuem espaços de estar, onde os usuários tem a possibilidade contemplar a vista do entorno e cultivar plantas nos canteiros existentes.
No terceiro bloco estão localizadas as áreas de administração, convívio social e serviços, adjacente à um grande saguão de chegada e distribuição para os outros setores. O setor administrativo está localizado próximo ao acesso principal, com a intenção de controlar e atender os usuários externos. As áreas de convívio social estão centralizadas, com o objetivo de valorizar as visuais principais, proporcionar fácil acesso de usuários e funcionários, e conformar um ponto de estar e distribuição para os outros setores. O setor de serviços fica localizado nos fundos do terreno, próximo ao acesso secundário e estacionamento, facilitando o funcionamento do alojamento de forma discreta e funcional.
Já o pátio interno foi implantado entre os blocos de dormitórios, com a intenção de proporcionar espaços de lazer, convívio, estudos, descanso, cultivo, circulação, contemplação e melhorar as condições microclimáticas do conjunto.
Na praça pública da comunidade, o campo de futebol e as edificações existentes foram preservadas. Além disso, foi criado um trajeto de ligação entre o acesso do Instituto Federal Catarinense e o Alojamento, fazendo com que os usuários circulem nesse espaço. Foram implantados também espaços de lazer, cultivo, descanso e contemplação, proporcionando convívio coletivo e integração local.
O conjunto se relacionada em termos de escala com os edifícios do Instituto, expressando uma materialidade rústica a partir da madeira, concreto aparente, pedra natural e paisagismo com vegetação densa, buscando relação com o caráter local.

Deixe seu comentário