Vila Sustentável em Lomba Grande

Comunidade Ibi – Vila Sustentável em Lomba Grande
Pensando em explorar a capacidade produtiva das vastas extensões de terras rurais existentes no município de Novo Hamburgo, acreditando no potencial da agricultura familiar, aliado a necessidade de criação de novos projetos sociais que atendam e amparem famílias que estejam em situação de vulnerabilidade, surgiu a ideia da Comunidade Ibi – uma vila sustentável em Lomba Grande.
A intenção do projeto foi criar um complexo voltado ao atendimento de até 10 famílias por vez, que se encontram em situação vulnerável, e que ali, sejam assistidas de forma temporária, em regime de comodato. O regime de comodato implantado no projeto oportuniza o beneficiamento de mais famílias transformando o sistema em rotativo.
A ideia é que cada família tenha o direito de ser alocada em uma residência exclusiva dentro da comunidade, e que também faça uso do amplo espaço comum com infraestrutura criada e preparada para o desenvolvimento da agricultura familiar. Neste espaço estas família terão o dever de contribuir com o sustento e manutenção da comunidade. O foco principal do projeto é que essas famílias recebam o amparo necessário para que possam se reestruturar, a ponto de conseguirem através das suas próprias ações retomarem as suas vidas perante a sociedade, garantindo de forma digna a sua subsistência.
O complexo conta com o seguinte masterplan:
Setor habitacional – composto de 02 tipologias residenciais unifamiliares contemplando famílias de estrutura pequeno/médio porte;
Setor de produção – composto por áreas destinadas a hortas e pomares, além de uma edificação com estilo industrial que acomoda área de estocagem, ferramentaria, maquinário etc.;
Setor institucional – composto por edificação que recebe áreas destinadas a oficinas, treinamentos, cozinha industrial afim de treinar e capacitar a comunidade interna e externa, além de acomodar toda a parte administrativa do complexo;
Setor comercial – distribuído em três diferentes edificações: Um prédio próprio para as feiras, destinado a comercialização da produção excedente da comunidade Ibi para a comunidade externa. Um segundo prédio que recebe café e biblioteca aberto ao público externo, e os quiosques, uma terceira tipologia criada buscando proporcionar através da locação destes espaços, lazer a população externa e mais uma alternativa de renda para a manutenção do complexo.
A sustentabilidade marca presença forte neste projeto. Desde a sua concepção, a escolha dos sistemas construtivos de cada edificação, a implantação de sistema fotovoltaico, cisternas, fossas ecológicas, compostagem, estudos para aproveitamento da melhor ventilação e iluminação natural, até a preocupação com o funcionamento do sistema em si do complexo, instruído e amparado através do programa gerado.

Deixe seu comentário