Rizoma Vale dos Vinhedos

O projeto do Rizoma Vale dos Vinhedos é uma iniciativa inovadora que visa criar um espaço público enraizado na paisagem, topografia e cultura da região do Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha. Este projeto surge da percepção da carência de espaços públicos e equipamentos urbanos que valorizem ainda mais o turismo já existente na área, proporcionando uma infraestrutura adequada e espaços de qualidade para os visitantes e a comunidade local.

O Vale dos Vinhedos é um local de grande importância econômica para as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, sendo um polo turístico que atrai visitantes de todo o Brasil. No entanto, a falta de atrações gratuitas na região limita o acesso a esses locais, tornando-os elitizados e pouco acessíveis até mesmo para os moradores locais.

O projeto propõe a criação de sete núcleos ao longo do percurso do Vale dos Vinhedos, cada um com atividades diferentes e complementares. Esses núcleos abrangem desde espaços informativos e culturais até áreas de contemplação da natureza, promovendo uma experiência completa para os visitantes. A escolha dessa tipologia de núcleos é guiada pela ideia de criar um parque enraizado que se conecte de forma informal e despretensiosa com a história dos imigrantes italianos e estimule a conexão das pessoas com o lugar.

Além disso, o projeto destaca a importância dos equipamentos públicos para o convívio social, impulsionando o turismo na região e gerando visibilidade, o que contribui para o fomento do comércio local e movimentação da economia.

Cada núcleo foi cuidadosamente planejado, levando em consideração a topografia, a vegetação e a cultura local. Desde o memorial da cultura italiana até espaços de contemplação e introspecção, o projeto busca criar experiências sensoriais que conectem os visitantes com a história, a natureza e a comunidade local.

A proposta de investimento público-privado, com participação da Prefeitura e das Vinícolas, evidencia a parceria para impulsionar o turismo na região, beneficiando tanto o setor público quanto o privado.

Ao trazer novas atrações à região, o Rizoma Vale dos Vinhedos não apenas enriquece a oferta turística, mas também cria um espaço inclusivo, acessível e integrado à natureza, reforçando a identidade e a importância cultural do Vale dos Vinhedos. Combinando história, natureza, gastronomia e experiências sensoriais, o projeto visa consolidar o Vale dos Vinhedos como um destino turístico de excelência, valorizando e preservando suas raízes.

Deixe seu comentário