MOZZAFIATO – Complexo Turístico | Preservação e valorização da paisagem cultural do Vale dos Vinhedos

MOZZAFIATO Complexo Turístico
Preservação e valorização da paisagem cultural do Vale dos Vinhedos

A paisagem cultural é a tela viva onde a história, a tradição e a natureza se encontram, pintando um retrato eloquente da relação única entre o homem e seu ambiente.

A imigração italiana na Serra Gaúcha iniciou por volta de 1875, onde, atraídos pela promessa de terras férteis e oportunidades de uma vida melhor, os italianos chegaram aqui e contribuíram significativamente para a formação da cultura e da economia da região. Trouxeram consigo tradições, costumes, habilidades agrícolas e gastronomia, características ainda muito marcantes neste território.
Localizado em Bento Gonçalves – RS, o distrito do Vale dos Vinhedos vem recebendo nos últimos anos grandes investimentos no setor turístico. Este interesse está, aos poucos, descaracterizando a paisagem cultural local, desenvolvida pelos imigrantes italianos e que, através de décadas de trabalho árduo, transformaram as terras devolutas em prosperidade por meio do cultivo de parreirais.
Através das linhas do horizonte presentes na paisagem circundante ao terreno, elaborou-se a volumetria intrínseca ao desenho arquitetônico, que, mediante a adoção de formas orgânicas, almeja realizar a mimetização da configuração no âmbito espacial, em observância à preservação da continuidade da paisagem e da integridade contextual na qual o projeto se insere.
O programa de necessidades tem por objetivo abranger os usos de hospedagem através de cabanas, unidas duas a duas sob a mesma cobertura; uma edificação principal que contempla um restaurante, área de adega e degustação e o espaço administrativo do complexo; além de espaço aberto em meio à natureza com praça, área de piquenique e mirante, afim de sanar parcialmente a pequena quantidade de áreas de lazer destinadas à população local.
A materialidade escolhida para o projeto evoca os elementos utilizados nas primeiras construções dos colonos que se estabeleceram nesta área. A madeira, como material local, representa as tradições e habilidades construtivas desses imigrantes, enquanto a pedra, encontrada em grande quantidade, destaca a capacidade dos mesmos em adaptar suas práticas tradicionais às condições limitantes existentes na região.
O termo “mozzafiato’’ tem sua origem no idioma italiano. Seu significado é originado através da união de ‘‘mozzare’’ que significa Cortar e ‘‘fiato’’ que significa Respiração. Desta maneira, este vocábulo tem como significado ‘‘Tirar o fôlego’’. O intuito de utilizar essa expressão como nome do Complexo busca demonstrar que o objetivo do projeto é unir a beleza da paisagem local com o desenho arquitetônico, que se apropria da linha do horizonte para construção da sua forma e assim tirar o fôlego de quem vivencia essa união.

Na dança entre o passado e o presente, o Vale dos Vinhedos é palco de uma coreografia delicada. Cada passo no setor turístico deve ser uma reverência ao legado dos imigrantes, uma celebração que respeita a trama cuidadosamente tecida pelos parreirais e que preserva a autenticidade da paisagem cultural. O investimento econômico não pode ser um ato isolado, mas sim uma sinfonia em harmonia com as raízes que se aprofundam no solo e na alma dessa região.

Deixe seu comentário