Gasthaus: hospedaria na rota do turismo cultural e gastronômico – Colinas/RS

Gasthaus: hospedaria na rota do turismo cultural e gastronômico Colinas/RS
A proposta tem como temática a hospedagem como forma de suporte à atividade turística, por meio do lazer e descanso. Com isso, pretende-se atender à demanda observada na cidade de Colinas/RS, localizada à margem do rio Taquari na região do Vale do Taquari, disponibilizando espaços que cumpram necessidades de abrigo e promovam diferentes experiências tanto para turistas quanto residentes locais (sem privar o acesso à comunidade). Outro aspecto importante a ser considerado é a integração dos visitantes com a natureza e o contato visual com a paisagem, expressa pelos morros. Deste modo, a paisagem é elemento fundamental na composição do espaço arquitetônico/paisagístico.
A escolha desse tema se deu por conta da demanda crescente por estruturas de apoio ao turismo, consideradas importantes no desenvolvimento econômico regional. Com a tendência do turista ser atraído a ficar mais dias pelo Vale e com a constatação que Colinas, mesmo recebendo milhares de visitantes anualmente, conta com poucas hospedagens, este Trabalho vem ao encontro disso, de modo a gerar uma proposta que contribua para suprir tal demanda, e que fomente o desenvolvimento do setor de turismo na região; que é primordial para fortalecer a economia e reerguê-la em casos de grandes inundações e prejuízos.
Colinas, “cidade jardim”, é conhecida pela receptividade e jardins, além de atrair visitantes em diversos eventos e roteiros (roteiro Delicias da Colônia e Trem dos Vales). Sua paisagem, conformada pelo rio, planícies e morros pode ser observada num ponto acima da cidade. Este local é chamado de mirante morro Thomas, e atrai visitantes por conta da visual e da área de estar ao ar livre. A escolha do morro Thomas se deu pela possibilidade de visuais a serem exploradas, assim como a abundância de vegetação nativa. Outro aspecto considerado foi a visibilidade do empreendimento, uma vez que o local é um destino turístico, e gera fluxo de turistas.
Já a escolha do nome Gasthaus, advém do alemão e significa casa de hóspedes. A referência a este termo se dá pela forte presença da imigração alemã na região. O termo Gasthaus é uma antonímia, num primeiro momento da imigração, à situação vivida pelos imigrantes. A começar pela chegada deles, que vinham com a esperança de encontrar fartura ao fugir da fome na Europa, porém recebiam terras consideradas improdutivas pelo governo, e tinham que fazer um difícil percurso abrindo a mata virgem e formando as primeiras picadas. Ponto em que chegamos à antonímia, pois nesse primeiro momento não deparavam-se com hospedarias. Ao chegarem nas terras, construíam seus primeiros abrigos: choupanas de madeira construídas com matéria-prima da mata virgem. A referência aos materiais vem desse momento, para relembrar o começo duro das famílias. A hospedagem propriamente dita, começa a fazer sentido com o conceito do projeto quando já estabelecidos os primeiros núcleos de imigrantes; outras levas de imigrantes vinham fazendo o mesmo percurso, porém com a possibilidade de buscar apoio nas casas já construídas, retomando aí a hospitalidade que perdura até hoje.

Deixe seu comentário