Fábrica da Cidade: Centro de Artes e Ofícios em Cachoeira do Sul

Os engenhos, estações de trem, vias férreas, e antigas fábricas refletem o processo de transformação morfológica das cidades brasileiras durante o século XX. Ainda pouco reconhecidos pelos órgãos oficiais e pela população, esses bens representam a classe de operários que participaram de um período de extenso crescimento econômico com importantes reflexos sociais, culturais e políticos para as cidades.

Esse trabalho contribui no debate sobre a preservação do Patrimônio Industrial e Cultural de Cachoeira do Sul por meio de um projeto de restauração do conjunto de edifícios da antiga Indústria Kerber. Propõe-se a subversão do resgate dos ofícios e artes manuais, como práticas que representam o conjunto industrial, e que podem, também, fomentar as vocações do entorno através do incentivo estrutural à criatividade e independência da criança e do adolescente na cidade.

REUTILIZAÇÃO DE UMA MEMÓRIA VIVA
A proposição de reutilização do complexo buscou uma distribuição espacial que compreendesse e respeitasse as originais, extraindo das estruturas existentes todo o potencial e intervindo o mínimo possível. Os novos usos dados em cada edifício visam manter principalmente as relações de conexão e circulação internas e externas da Fábrica existente. As novas edificações adicionadas ao complexo buscaram assimilar as características marcantes das estruturas e elementos existentes e também se fundir ao contexto e evidenciar o bem histórico. A conexão entre edifícios novos e antigos é feita por meio de uma passagem em estrutura metálica revestida de placas de policarbonato que buscam se fundir as estruturas existentes e evidenciar o bem histórico.

A FÁBRICA QUE CRIA A CIDADE
A decisão de restaurar os remanescentes da Indústria Kerber representa uma transformação significativa do antigo modelo de trabalho da fábrica. Antes caracterizado como um ambiente controlador e de condições insalubres para os operários, agora se transforma em uma Fábrica criativa, voltada a integração da criança e do adolescente com a cidade e com o fazer manual. A revitalização e restauração do complexo industrial busca assim transformar o espaço em uma nova indústria, a indústria do ensino e conhecimento, um espaço de laboratório e liberdade de criação, com várias oficinas e espaços de aprendizado e vivência da infância e adolescência dentro de um complexo que emoldura e emula a vida urbana.

Deixe seu comentário