Escola Criare – Instituição de ensino fundamental e médio em Arroio do Sal/RS

CRIARE – Escola de Ensino Fundamental e Médio em Arroio do Sal / RS

O presente trabalho, traz como tema a implantação de uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Arroio do Sal, Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. O projeto traz elementos, materiais, estrutura e estratégias tendo como base o novo Porto Meridional e baseando-se em um estilo de ensino construtivista.
O município possui poucas escolas em sua longa extensão territorial e a construção de uma nova sede escolar, ocorreria através de uma contrapartida do novo Porto Meridional, sendo este, um dos benefícios para a população. Assim como uma ação pública, construída através de investimentos públicos e privados, justamente pela previsão de crescimento populacional que ocorrerá, principalmente no número de famílias na cidade.
Em relação ao terreno, atualmente existe um campo de futebol sendo utilizado pela população. A ideia de partido, além de manter o campo, seria implementar atividades em que a comunidade participe da vida escolar e vice-versa. Sendo um equipamento mais diversificado, que incentive a educação e a cultura local.
O partido foi iniciado através do campo de futebol, sendo esse o “coração” do projeto. A partir disso, temos dois blocos que abrigam o programa de necessidades. O bloco ao norte abriga a biblioteca, localizada na esquina do acesso principal ao terreno. Esta, possui um formato diferente, trazendo as curvas para o projeto e demarcando a hierarquia. Além disso, no térreo temos as salas administrativas e no segundo pavimento as salas de aula. Uma grande arquibancada ocupa toda a extensão do conjunto, permitindo que o público assista a jogos de futebol ou apresentações. Alguns palcos móveis também foram pensados para ocorrer no campo (em dias sem jogos), permitindo um público maior para prestigiar eventos. O outro bloco abriga as salas de aula das séries iniciais, possuindo o térreo mais livre, apenas com espaço de bilheteria, sanitários e bancos. Desta forma, facilitando completamente o acesso ao campo de futebol, mas tendo a facilidade de ser completamente fechado, quando necessário. Em uma das esquinas, encontram-se as escadas de emergência, sendo outro ponto importante do projeto, ao trazer referências náuticas e da arquitetura modernista. Enquanto na outra esquina, localiza-se a praça das crianças, com um projeto de brinquedo pensado para escaladas e brincadeiras diversas; além de haver comunicação entre esse espaço e a brinquedoteca localizada no segundo pavimento.
Transformando a escola, hoje um local não projetado, em um espaço que “abrace” a comunidade, seja divertido, dinâmico e “cheio de vida”. Além de utilizar o conceito náutico para a criação de um equipamento urbano único e que marca um período histórico da cidade de Arroio do Sal, com a alusão à futura zona portuária.

Deixe seu comentário